HOMENAGEM A RUBENS MOLINA Z ‘ L – POR PAULINE LUISE VN HERBACH | Glorinha Cohen

HOMENAGEM A RUBENS MOLINA Z ‘ L – POR PAULINE LUISE VN HERBACH

200_especial_2.1


Dia 19 de setembro de 2013 faleceu, aos 70 anos,  o médico e  psicanalista Rubens Molina,  autor dos livros “Cadernos de  Aula” 1 e 2, (Editora Imago) que contém as transcrições de seus seminários no Colégio Freudiano do Rio de Janeiro, onde foi também a sua formação.  E o recém lançado ” Fragmentos de uma análise.com ” (Editora Multifoco).

Rubens Molina foi pioneiro no atendimento on-line aos seus analisados,  atendendo pessoas de todo o Brasil, especialmente de São Paulo  e do exterior, com   pacientes na Inglaterra,  França e Austrália.

Mantinha há mais  de 15 anos seus seminários  on-line, onde um grupo de psicanalistas e intelectuais se reunia todas as quartas-feiras para escutá-lo e debater sobre os assuntos mais prementes do nosso mundo.

200_especial_2.2

Rubens Molina lutava contra um câncer há quase 8 anos e  faleceu no Hospital Barra D’Or, deixando os filhos  Klauss Molina e Yan Molina. E um imenso  número de  pessoas e celebridades por ele analisadas,  dentre as quais algumas das maiores  cabeças pensantes desse país.  Eu mesma fiz 13 anos de análise com ele e participava dos seus seminários, estivesse onde estivesse,  por que era uma das pessoas mais inteligentes, cultas e sensíveis que já conheci.

Mas ele foi  maior que tudo isso.  A música ”Menino do Rio” , que muitos pensam foi feita para um surfista, na verdade foi dedicada a ele, e tem uma porção de pegadinhas psicanalíticas como “tensão flutuante do Rio” que é  “atenção flutuante”, e por ai vai.

Deixo aqui os links  de Rubens Molina, pois tenho certeza de que as pessoas vão se interessar em acessar.

LINKS:

Rubens ao piano. Vale a pena ouvir.

http://www.youtube.com/watch?v=OejjDlA_2-E&feature=youtu.be

Carta de adeus  de uma menina de 12 anos a Rubens Molina.

http://cameliadepedra.blogspot.com.br/2013/09/carta-de-adeus-de-uma-menina-de-12-anos.html?spref=fb

SITE  de Rubens Molina, com textos sobre Psicanálise, livros, peças ao piano, vídeos, blog,pensamentos. Importante para a consulta  de quem faz pesquisa, ou para quem quer se atualizar sobre Psicanálise ou mesmo  ler através de um olhar  inteligente, crítico e humorado, sobre os fatos da atualidade

http://www.rubensmolina.com.br/home.html