EXPOSIÇÃO DE SIMONE RIBEIRO SOBRE ISRAEL

Com 30 obras inspiradas em uma séria homônima pintada por Cândido Portinari após viagem a Israel, em 1956,   focadas nos locais sagrados, na religiosidade, nos costumes e nas tradições da Terra Santa, a artista plástica Simone Ribeiro abriu em Brasilia, na Galeria de Arte do Anexo 4 da Câmara dos Deputados,  a exposição “Israel”.

As semelhanças entre Simone Ribeiro e Portinari estão na paixão por retratar o cotidiano popular e no material utilizado em suas obras: papel, grafite, lápis de cor, pastel e aquarela. Ela seguiu os passos do mestre e viajou para Israel em 2010. Lá, percorreu grande parte do território, conheceu diversas cidades e visitou os Kibutzim, as pequenas colônias rurais que tiveram função essencial na criação do Estado israelense. A artista inspirou-se nos locais sagrados, na religiosidade, nos costumes e nas tradições locais para criar as obras que compõem a mostra exibida na Câmara.

Esta é a sexta exposição de Simone no Congresso Nacional – as mostras anteriores ocorreram em 2003, 2004, 2005, 2007 e 2009.  Membro da Sociedade Brasileira de Belas Artes, a artista mantém seu ateliê em São Lourenço (MG) desde 1993.

200_FC_1.1

Simone Ribeiro e Embaixador de Israel, Rafael Eldad.

200_FC_1.2

Embaixador Rafael Eldad, Alon Lavi, Simone Ribeiro e Afrisio Vieira Lima, da diretoria legislativa.

200_FC_1.3

Alon Lavi -diplomata e primeiro secretario embaixada Israel

200_FC_1.4

Afrisio Vieira Lima-Diretoria Legislativa, Alexandre Paiva Frade-leiloeiro

200_FC_1.5

Dom Sérgio da Rocha-Arcebispo de Brasília, Dom Giovanni D’ Aniello, Núncio Apostólico

 

20
20