GASTRONOMIA COM SAÚDE – ZIVA BAHBOUTH

ziva


SALSÃO

O salsão, muito apreciado na culinária mediterrânea por suas propriedades que combatem o cansaço, equilibram os nossos sais minerais e nutrem nosso organismo com vitamina C. O salsão deve ser incorporado à nossa gastronomia.   

                                                                                

Benefício saúde

O salsão é pouco calórico. Por outro lado, é rico em minerais, como o potássio e o cálcio, que associados à vitamina C, combatem o cansaço.

 

Como escolher

Compre o salsão firme, com galhos que ao quebrar apresentem-se úmidos, e folhas com uma coloração bem definida. A raiz de salsão, eve ser pesada, mas não muito grande, e sem manchas escuras.

 

Como conservar

Quando guardado por alguns dias no refrigerador, ele deverá ser embalado em razão do seu odor.

 

Você sabia?

Por ser rico em fibras, o salsão é recomendado em casos de constipação, e mais particularmente a raiz de salsão*, por ser menos indigesta que o salsão comum. O salsão não deve ser consumido por pessoas que sigam dietas que restrinjam o consumo do sal, em razão de seu elevado teor de sódio.


SALSÃO AO MOLHO RÉMOULADE** COM CASTANHAS JAPONESAS

201_sabores_3.1


Caso você venha a utilizar castanhas congeladas,  descongele-as antes, dentro do refrigerador. Descasque a raiz de salsão e rale em um ralador de furos grossos. Lave a maçã e sem descascá-la, corte-a em quatro para retirar a parte central e as sementes. Corte em pequenos quadradinhos e regue em seguida com suco de limão. Corte as castanhas em dois ou quatro pedaços de acordo com o seu tamanho, e guarde algumas delas para a decoração.

  1. Prepare o molho. Bata energicamente o cream cheese com a mostarda para que fique bem homogêneo, depois acrescente o creme de leite fresco, salgue só um  pouquinho, apimente e misture bem. Adicione o cerefólio, as alcaparras, os pepinos em conserva, e mexa novamente.
  2. Coloque o salsão, a maçã, e as castanhas em uma saladeira, adicione o molho e misture bem. Decore com castanhas inteiras e as folhinhas de cerefólio e sirva imediatamente.

Informações dietéticas:

Para tornar este prato mais leve ainda, utilize cream cheese com 0% de gordura. 


NOTA:* Raiz de salsão: variedade de salsão cultivado na região Parisiense e no Norte da França, cuja principal característica é a sua raiz em forma de bola, que quando madura pesa de 800g a 1kg. Ele pode ser consumido cru ou cozido.

NOTA: ** Rémoulade: molho maionese com alcaparras, pepinos em conserva picadinhos e mostarda – indicado para frutos do mar.


ZIVA BAHBOUTH – Pesquisa permanente de assuntos relacionados com uma alimentação saudável. Saiba mais. 

20
20