PALAVRA DO RABINO ILAN STIEFELMANN

ILAN STIEFELMANN

Temos de aprender a agir pelo bem do próximo sem nenhum interesse – nem que seja entregar um presente valioso em prol da cura de uma desconhecida!


A Geleia, a Esposa do Rebe e a Árvore

202_HR_2.1

Na época da Primeira Guerra Mundial alguns jovens estudantes de Yeshivá decidiram agradar o seu Rebe presenteando-o com um artigo extremamente raro e valioso em meio às dificuldades causadas pela guerra: um pote de geleia.

Com muito esforço e a um custo significativo os amigos conseguiram finalmente obter o produto tão ambicionado e lá se foram eles à casa do Rebe para entregar o presente.

Como seria de esperar, quem atendeu à porta foi a esposa do mestre. Ela ficou maravilhada com o presente e agradeceu a cada um do grupo.

Mal eles se voltaram para sair quando um homem passou por eles e bateu à porta da casa. A idosa senhora tornou a abrir a porta, ainda com o pote de geleia em mãos, e os jovens da Yeshivá assistiram perplexos à cena do homem perguntando se “por acaso” ela teria algo doce em casa pois sua esposa estava muito doente, e da senhora entregando a ele o pote de geleia tão caro!

Inconformados com a situação, todos unidos decidiram seguir o sujeito e no fim das contas eles descobriram que não havia ninguém doente na casa dele….

Indignados, resolveram fazer justiça e retornaram à casa do Rebe. “Senhora Rebetzin, com todo o respeito, saiba que ficamos chateados pois nos esforçamos tanto para conseguir aquele pote de geleia e a senhora nem chegou a mostrar ao Rebe mas entregou para um desconhecido! E sabe da maior? A esposa dele nem está doente!”

“O quê?” – exclamou a Rebetzin, “a esposa dele não está doente?”

“Não!”

“Baruch Hashem , que boa notícia!”

* * *

A Torá compara o ser humano à árvore e nossos sábios traçam vários paralelos interessantes entre os dois.

Será que alguém já parou para pensar por que as árvores dão frutos?

Explico a pergunta: não há uma criatura no mundo que faça algo somente pelo bem do outro, sem nenhum interesse próprio. Será que a vaca dá leite para o nosso café da manhã? Lógico que não, ela o produz para os seus filhotes mamarem e nós o pegamos sem pedir licença… Será que a ovelha fornece lã para o nosso casaco de inverno? E a galinha, será que ela bota ovos visando a nossa omelete?

A única criatura que produz algo sem interesse nenhum a não ser favorecer o próximo é a árvore. Se o objetivo dela fosse a reprodução, para isto bastariam as sementes, e elas não precisariam vir embrulhadas por uma linda e deliciosa fruta.

Nós somos comparados a ela, temos de aprender a agir pelo bem do próximo sem nenhum interesse – nem que seja entregar um presente valioso em prol da cura de uma desconhecida!

Fonte: Lubavitch Copacabana [Newsletter@LubavitchCopacabana.org]

www.LubavitchCopacabana.org

20
20