PAPO COM O RABINO DOVI GOLDBERG

173_HR_3.1

É assim que a alma judia funciona. Você só precisa despertá-la, e assim que ela percebe e sente o seu Judaísmo, naturalmente começa a agir judaicamente.


Esta é uma história fascinante, que você também pode assistir aqui.

Resumindo:

Csanád Szegedi, um jovem de 28 anos, era líder do “Jobbik”, partido húngaro ultranacionalista e antissemita. Ele era notório por seus comentários incendiários sobre os judeus.

No ano passado, quando começaram a circular na internet rumores de sua ascendência judaica, Szegedi foi falar com sua avó de 94 anos. “Ela se abriu e falou sobre sua vida, como ela foi enviada para Auschwitz e como nossa família foi aniquilada. Eu fiquei chocado. Primeiro, porque eu percebi que o Holocausto realmente aconteceu”, disse Szegedi.

Ele tentou esconder seu Judaísmo e agir como se nada tivesse acontecido, mas logo percebeu que não poderia ficar no partido “Jobbik”.

A descoberta de seu Judaísmo afastou muitos de seus amigos. “As pessoas que eu pensava que fossem meus amigos, de repente deixaram de ser amigos”, disse ele. Então, de repente, o número dois do partido se tornou o seu problema número um. “O melhor seria você se matar para ser enterrado como um húngaro puro”, disse um deles. Um amigo o aconselhou a pedir desculpas publicamente. “Então eu pensei: espera aí, eu preciso pedir desculpas por minha família ter sido morta em Auschwitz?”

Szegedi começou a frequentar Chabad, participar das aulas, aprender hebraico e o significado de casher e o Shabat. Sua vida mudou completamente. “Mudou tudo. É como renascer. E as mudanças na minha vida ainda estão acontecendo”, disse ele.

“Ter uma cozinha casher — sem carne de porco, salames e outras coisas típicas da cozinha húngara —, vai demorar um pouco para eu conseguir.”

Se você acorda uma pessoa em uma casa em chamas, não precisa explicar o que ela precisa fazer. Você não precisa explicar que está quente e ela pode se machucar, que ela precisa sair o mais rápido possível sem levar nada, etc. Ela instintivamente já sabe tudo isso.

É assim que a alma judia funciona. Você só precisa despertá-la, e assim que ela percebe e sente o seu Judaísmo, naturalmente começa a agir judaicamente.

A sorte foi ele ter sido acordado ainda jovem!

Um abraço e Shalom.


RABINO DOVI GOLDBERG – É o dirigente da Sinagoga do Morumbi/SP

20
20