SINAGOGA DE PORTSMOUTH – USA – POR FELIPE DAIELLO

FELIPE LUIZ DAIELLO

Na 200 State Street, em Portsmouth, a congregação Temple Israel, conservativa, além de prédio colonial da sinagoga, apresenta ala de estudos ( Bet Midral) e um Minyan onde o artesanato em madeira reflete 200 anos de preces e lamentações. No centro histórico da cidade, uma preciosidade a desvendar.

203_viver_2.1

Portsmouth era um dos quatro portos mais importantes da Nova Inglaterra. Atuante no comércio, possuindo conexões e interesse comuns tanto nas ilhas do Caribe, como na Europa, a comunidade unida na fé de Israel ajudou na expansão política e econômica das treze colônias britânicas. Fundava-se uma nova Nação.

203_viver_2.2

Produtos como o peixe seco, a madeira e o rum eram as comodites da época. De Barbados, da Jamaica, o melaço e o açúcar recebido era transformado nas destilarias locais em preciosa bebida.

O rum era como moeda. Sendo usado inclusive na compra de escravos de armamento e de produtos industriais e de ferramentas.

203_viver_2.3

Através da navegação costeira e do comércio internacional, no escambo de produtos, fortunas foram feitas, fronteiras onde era importante dominar tanto a diplomacia como as línguas, áreas onde os hebreus predominavam como mestres. Durante as guerras pela independência, além de fornecer soldados, a congregação teve ativa participação nos debates políticos e no financiamento imprescindível ao surgimento de uma nova nação. Os Estados Unidos da América, na sua formação, não prescindiam do apoio daqueles que haviam recebido apoio, santuário e a perspectiva de liberdade plena em terras da América do Norte.

203_viver_2.4

É interessante circular à pé pelo centro histórico, reencontrar antigas tavernas, embarcadouros, mercados e prédios oficiais centenários.


FELIPE DAIELLO – Autor de “Palavras ao Vento” e ” A Viagem dos Bichos” – Editora AGE – Saiba mais.

www.daiello.com.br

20
20