CONSULADO DE ISRAEL ABRE EM SP A EXPOSIÇÃO “OS PAPAS EM ISRAEL”

206_fique_4.1

A exposição permanece na Catedral Metropolitana de SP (Catedral da Sé) até o dia 19 de janeiro.

A exposição ‘Os papas em Israel, a Terra Santa’ chega a São Paulo (SP) depois de passar pelas capitais Brasília e Rio de Janeiro. A exposição é uma iniciativa do Consulado Geral de Israel em São Paulo, com o apoio da Embaixada de Israel e da Arquidiocese de São Paulo. A mostra foi aberta domingo (22), às 10h, na Catedral da Sé, marco da capital paulista, na presença do Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo, e do cônsul-geral de Israel, Yoel Barnea.

Os visitantes poderão conferir as imagens dos papas Paulo VI, João Paulo II e Bento XVI em visita a locais sagrados para cristãos, judeus e muçulmanos, em Israel.

Em 1964, o papa Paulo VI foi a Israel, em visita não oficial, em um período em que o Vaticano e o Estado judeu não mantinham relações diplomáticas, o que veio a ocorrer em 1993, no papado de João Paulo II.

João Paulo II visitou Israel no ano 2000, em um grande passo para o fortalecimento do diálogo católico-judaico. Ele foi ao Muro das Lamentações e ao Yad VaShem, Museu do Holocausto, em Jerusalém. Foi a primeira vez que um papa visitou os dois locais, de importância central para a comunidade judaica.

Em 2009, foi a vez de Bento XVI. O Papa emérito visitou o Muro e o Yad VaShem. Ele visitou ainda o campo de extermínio de Auschwitz. Após sua renúncia, em fevereiro deste ano, foi saudado em Israel como um amigo que ajudou a promover o diálogo e a coexistência.

Em 2013, a mostra esteve em Brasília e duas vezes no Rio de Janeiro: na Estação Central do Brasil, durante a visita do papa Francisco, e, mais recentemente, na base do Cristo Redentor.

A Exposição ‘Os papas em Israel, a Terra Santa’ permanece na Catedral Metropolitana de São Paulo (Catedral da Sé) até o dia 19 de janeiro. A igreja fica na Praça da Sé – Centro (em frente à estação Sé do metrô). Informações pelo telefone: (11) 3107-6832.

20
20