CHAVERIM LANÇA LIVRO E EXPOSIÇÃO COMEMORATIVOS

211_hebraica_1

Projetos retratam através de textos e fotos a história e as conquistas do grupo que há19 anos promove atividades em prol da sociabilização de pessoas com deficiência

Desde 1995, o grupo Chaverim desenvolve atividades em prol da sociabilização de pessoas com deficiência, com resultados admiráveis. Como forma de registrar momentos importantes dessa bem-sucedida trajetória, a instituição promoverá o lançamento de um livro e uma exposição fotográfica.

Intitulado “Rota da Amizade – Um Caminho Para Muitos”, o livro que será lançado oficialmente no dia 17 de março na Hebraica retrata a história e as conquistas obtidas pelo grupo nesses anos todos, valendo-se de depoimentos dos chanichim (participantes), madrichim (monitores), pais, voluntários, especialistas e amigos.

O livro relata a construção da metodologia de trabalho do Grupo Chaverim.

A publicação também contém registros fotográficos das atividades do Chaverim através das lentes de seus participantes e de renomados fotógrafos profissionais do país. Uma verdadeira celebração da vida.

Em torno de 70% das famílias atendidas estão em situação de vulnerabilidade social. Este dois projetos- livro e exposição- foram contemplados pela Lei Rouanet e visam colaborar para a manutenção desse importante programa de cunho social.

“Rota da Amizade- Um Caminho Para Muitos” tem tiragem de dois mil exemplares e não será comercializado. A publicação será distribuída para bibliotecas públicas, órgãos públicos federais, estaduais e municipais dos setores de cultura, educação, saúde e assistência social, clubes e outros locais compatíveis.

Por sua vez, a exposição “A Essência do Momento”, que ficará em cartaz até 1º de abril na Galeria de Arte da Hebraica, traz em torno de 40 imagens emolduradas flagrando os participantes do Grupo Chaverim em diversas atividades, procurando desvendar, desta forma, a sua essência.


19 ANOS FAZENDO AMIGOS E SOCIABILIZANDO PESSOAS ESPECIAIS

211_hebraica_1.2

Chaverim, em hebraico, significa amigos. Essa é a inspiração existente em torno do grupo criado em 1995 com o objetivo de ser um agente facilitador para que pessoas com deficiência intelectual, disfunções cognitivas, sensoriais, motoras ou de personalidade possam se integrar da melhor forma possível com a sociedade, exercendo a cidadania com mais autonomia.

A entidade, localizada em espaço cedido pela Associação Brasileira A Hebraica, atende atualmente em torno de 60 pessoas e suas famílias, promovendo atividades educativas não formais e atividades socioculturais de lazer. Atuam no Chaverim profissionais e voluntários devidamente capacitados.

A sociabilização das pessoas com deficiência é o grande objetivo do Chaverim. Sua luta é pela construção de oportunidades respeitando as diferenças e acreditando no potencial da pessoa com deficiência para romper a exclusão social. Um verdadeiro espaço para fazer amigos.

Exposição “A Essência do Momento”: De 22 de fevereiro a 1º de abril de 2014. Festa comemorativa dia 17 de março de 2014. Local: Galeria de Arte da Hebraica. Apenas para convidados. Local: Rua Hungria,1.000- Jardins- São Paulo – fone (0xx11) 3818-8876.

Lançamento do livro “Rota da Amizade- Um Caminho Para Muitos”. Dia 17 de março de 2014 – Restaurante Kasher da Hebraica. Apenas para convidados. Local: Rua Hungria, 1.000- Jardins- fone (0xx11) 3818-8876.


Fotógrafos participantes do projeto :

Andrea Nasser Setton e Tatiana Ades; Artur Berl (chanich); Ary Diesendruck; Daniel Dayan; Eduardo El Kobbi; Flávio Mello Santos; Franklin Lopes; Frima Berezin Sztokfisz; Ilan Sztulman; Jairo Goldflus; Márcio Scavone; Marcos Fernandes; Melissa Nascimento; Nellie Solitrenick; Paulo Fuks (chanich); Roberto Setton; Rubens Vieira: Sandra Hein (chanichá).

20
20