PROFISSÃO DE RISCO – DANIELLE CURIA

223_especial_3

Não apenas os jornalistas estão em profissão de risco – os analistas do mercado financeiro estão na berlinda (uns já injustiçados) embora estejam exercendo sua função de informar os cliente a situação real das possibilidades.


Falar, escrever e informar se tornou um risco para quem diz a verdade sobre fatos fartamente comprovados. Nem é novidade a patrulha contra a revelação dos malfeitos. Lula vocifera contra a mídia todas as vezes, e são muitas, que escândalos envolvendo componentes do governo e do partido são publicados. A arenga deles é sempre a mesma – primeiro negam o “malfeito”, em seguida declaram que nada sabiam, depois atribuem as notícias a uma perseguição da imprensa e a inveja de opositores (??) Imaginam poder escapar da verdade com o controle da mídia – sonhada e projetada por petistas capitaneados por um ex-jornalista (!!) e revelada por um dos deputados, gravado em vídeo, onde afirma que seria uma das providências prioritárias para o segundo(?) mandato de Dilma(!!) Se eles fazem, o que têm feito recorrentemente, com a imprensa atuante, imaginem o que fariam se pudessem amordaçar completamente os formadores de opinião(??).

Embora exista a Imprensa chapa branca e a Imprensa restrita por anunciantes dependentes do governo e das próprias estatais, a mídia independente continua existindo, não obstante os ataques infames e deploráveis que assistimos ao longo desses nefastos “Anos Lula” – não bastasse a patrulha e a virulência, agora resolveram invadir o perfil de jornalistas, para difamá-los – “ anonimamente” como pensaram ser possível … Contudo, os computadores foram localizados no Palácio do Planalto (!!) e como sempre, no primeiro momento, foi descartada a possibilidade de identificar os autores. Devido ao clamor e a proximidade das eleições, o ministro da área, o mesmo que descartou, disse que sim, iriam investigar (?). Depois a candidata – presidente se declarou indignada exigindo uma investigação severa(?). Num ato falho exemplificou “Quem quiser fazer individualmente que faça, mas não coloquem o governo no meio…”’

Que tal? De todo modo, além do péssimo conselho de Dilma, a sua indicação para investigar não consegue convencer ninguém. Quando foi que as supostas investigações nesse governo chegaram a um termo aceitável? (lembram do caso da chefe da casa civil – apanhada com a boca na botija, foi “investigada” sem maiores penalidades, deixou o cargo, mas continuou funcionando side by side com o governo…)

Não apenas os jornalistas estão em profissão de risco – os analistas do mercado financeiro estão na berlinda (uns já injustiçados) embora estejam exercendo sua função de informar os cliente a situação real das possibilidades. As demissões feitas pelo Santander – por insistência do governo – são deploráveis e segundo economistas importantes – entre eles Delfin Neto – um risco para a credibilidade do sistema bancário.

Infortunadamente o que falta em transparência, previsibilidade, ética e competência, sobra em prepotência e pretensão. Dilma fracassou no comando do país, quanto a isso dúvidas inexistem. Lula fracassou ao avaliar Dilma como uma gerente eficiente. Fracassaram ambos ao abandonar a herança bendita que receberam de FHC – enquanto existiu continuidade o governo se equilibrou, mas quando resolveram fazer por conta própria começou a trapalhada e a derrocada …

De nada adianta criticar a imprensa, tentar inibir jornalistas e analistas de mercado. As evidências negativas estão em tudo e por tudo – no quanto e no tanto é deixado de fazer e no que é feito erradamente.

O descrédito do governo é absoluto. O que afirmam é descartado como impróprio ou ineficiente. Conseguiram o inimaginável – usaram mal os recursos e os altíssimos impostos -1 trilhão de arrecadação, sem melhorar a Infraestrutura, a Saúde, a Educação e a Segurança do Brasil. Dilma trava uma batalha inglória – quando diz vou fazer isso ou aquilo, o mais ingênuo dos eleitores pensa – mas se teve 12 anos para fazer, por quê nada disso foi feito? Nem adianta as inócuas argumentações de “faremos mais” – como assim? Mais do mesmo? Ou seja mais de nada é coisa alguma…

Querem inverter o ônus da culpa. As elites seriam, segundo o PT, as culpadas do pessimismo causado pela incompetência de Dilma e de seus 39 ministros que por ação, ou falta de ações, destruíram a economia do país. Delapidaram as Estatais e sucatearam as Empresas . Foram lenientes, para dizer o mínimo, com a corrupção. O Ministro da Fazenda, ajudante de ordens da “presidenta”, obedecendo cegamente a “chefa”, tentou inventar formulas que se transformaram em teoremas que ele próprio não sabe como resolver (…)O Brasil tem os piores resultados , internamente e no exterior. A capa da semana de uma tradicional revista inglesa é dedicada ao fracasso do governo petista e ao escândalo envolvendo a Petrobrás – dizem que a reeleição de Dilma subiu no telhado…por assim dizer – E agora Lula? vai declara guerra contra a imprensa britânica?


Antes do ponto: As malas de dinheiro distribuídas pelo doleiro Youssef para partidos da base do Governo –têm nome e sobrenome…– segundo o que afirmou a contadora Meire Poza – * “Ele tinha um fundo para captar dinheiro das prefeituras. E era sempre nas prefeituras do PT. Ele falava: onde tiver PT, a gente consegue colocar o fundo. O prefeito que aportasse levava 10%. A comissão era levada em malas de dinheiro no avião dele”.


DANIELLE CURIA – Jornalista e artista plástica. Saiba mais.

 

www.daniellecuria.com

20
20