TRAZENDO O SHABAT PARA NOSSAS VIDAS – RABINO KALMAN PACKOUZ

253_hebraica_4_1Desejaria trazer o Shabat para o seu lar? Aqui estão seis dicas que o ajudarão.


Tenho um amigo que foi criado em uma família não observante. Certo dia, sua escola decidiu que a chave para a continuidade Judaica era trazer o Shabat à casa de todos os garotos. A escola mandou a todos os pais uma carta aconselhando-os sobre a importância de tornar o Shabat especial. Os pais receberam dois cartões: um com a tradução e a transliteração do Kidush (a benção sobre o vinho, para santificar o dia) e o segundo com a tradução e transliteração da benção sobre o acender das velas. Ele se lembrava da excitação da aproximação do Shabat – e de como seu pai e sua mãe “enrolaram a língua” com as transliterações. Lembrava-se, também, do embaraço dos pais dizendo palavras que nada lhes significavam, parecendo ‘tolos’ na frente das crianças. Nunca mais fizeram Kidush ou acenderam velas.

Existem algumas lições a se aprender desta história. A primeira: esteja preparado. Entenda e pense sobre o que quer fazer e pratique. Leia sobre o Shabat. Segundo: vivencie o Shabat com uma família que já o integrou em sua vida. Veja como a experiência de desfrutar um Shabat tranqüilo é bela. Ao ver como as diversas famílias celebram o Shabat, você poderá incorporar no seu próprio Shabat as comidas, costumes e mesmos as músicas (existem canções especiais para o dia, que os membros da família cantam juntos à mesa).

Desejaria trazer o Shabat para o seu lar?

1) 18 minutos antes do pôr-do-sol a mãe (ou o chefe da casa) acende duas velas com sua respectiva benção. As velas proporcionam a luz suave da Paz do Shabat.

2) Comece sua refeição de sexta-feira à noite seguindo uma regra: nada de telefone, rádio ou televisão.

3) O pai (ou o chefe da casa) faz o Kidush, santificando o Shabat com palavras de recordação sobre o dia, sobre um copo de vinho. É um ato de testemunho e sincera declaração que nós somos Judeus reconhecendo nosso Criador, que nos tirou do Egito.

4) Faça a benção ‘HaMotzí’ sobre duas chalót (pães especialmente assados para o Shabat, representando a porção dupla de maná recebida às sextas-feiras, já que nenhum maná caiu no Shabat, durante os 40 anos de viagem pelo deserto, depois da saída do Egito).

5) Relaxe com esta bela refeição, que tem vários pratos: em geral, sopa, peixe, galinha e kigel. Converse sobre o que fez durante a semana. Pergunte aos demais participantes sobre como foi sua semana. Conversem sobre coisas importantes para a vida.

6) Leia partes da porção semanal da Torá. Pergunte algo sobre ela. Leia o Meór HaShabat Semanal! Conte alguma pequena história para a família e as crianças (prepare antes de contar).


Pensamento: “O verdadeiro amigo é aquele que sabe tudo sobre você e mesmo assim, o ama!”


RABINO KALMAN PACKOUZ – Do Aish Hatorá, é o criador do Meór Hashabat, boletim semanal com prédicas. Saiba mais.

NOTA:- Desejando contribuir para o Meor Hashabat acesse o www.aishdonate.com – Email – meor18@hotmail.com

20
20