QUANTOS JUDEUS EXISTEM NO MUNDO? – RABINO ARIEH RAICHMAN

263_história_4_1

Os analistas dizem que há quase 16 milhões de judeus no mundo inteiro; no entanto, ninguém sabe o número exato. Por exemplo, para uma cidade grande tal como S. Paulo os números variam entre 45-60.000 judeus. Esta é uma grande variação no número para não se saber. Se durante as eleições mais de 100 milhões de votos são contados no Brasil, como é possível não poder contar a população exata do povo judeu?

Talvez nós não queiramos saber o número exato, e por uma boa razão. O Talmud afirma que “bênção só é encontra em algo que não é contado e é escondido dos olhos.” O Ohr Hachaim explica que isto se aplica quando o homem conta algo por seu próprio querer. No entanto, se o homem é ordenado por D-us para contar, então há bênção. Vemos isso na contagem dos donativos para o Tabernáculo. Sendo que o Tabernáculo é o lugar do Eterno, e as bênçãos são sempre encontradas lá, D’us instruiu para que sejam contados.

A lição

Hoje, somos ordenados por D-us a contar dias (festas, novo mês, Sefirat Haomer etc.), mas não pessoas. Uma pessoa não é um número que pode ser substituído. Quando alguém, D-us nos livre, perde um filho, aquele filho não pode ser substituído por outro. Aquela criança trouxe algo para o mundo que ninguém nunca trouxe ou trará. A criança jamais é referida por um número, mas sim por seu nome.

Esta é uma importante lição de vida. O Judaísmo não se importa apenas com os números (quantas pessoas judias há em sua comunidade ou em eventos etc.), mas com a vida e o crescimento judaico de pessoas reais. Por exemplo, como Iocheved foi a uma classe de Torá no final de um dia de esforço, como Lev veio rezar na sinagoga após vários anos, ou como Shimon começou a colocar tefilin todos os dias. Essas pessoas e a superação de seus desafios são de valor inestimável, e nunca podem ser dadas um número. D-us aprecia o que a pessoa trouxe ao mundo e a seu ambiente.

Pode ser um conceito difícil de aceitar. Mas considere isto: Se D-us realmente quisesse focar nos números, e não nas pessoas, então, ele nos teria dito para contar a nação judaica hoje.

Shalom!


Rabino Arieh Raichman – Nasceu em Houston, Texas, e estudou em várias Yeshivot da Argentina, Brasil e Estados Unidos. Recebeu sua Smicha- Certificado de Rabino da Rabbinical College of America, e também é formado em Mohel. Desde 2009, juntamente com sua esposa e quatro filhos, é o emissário de Chabad em Manaus, Amazonas.

Fonte: Manews – chabadmanaus@gmail.comBeit Chabad Manaus – www.chabadmanaus.com

20
20