RECUPERANDO DE UMA PERDA – RABINO ARIEH RAICHMAN

Arieh

A alma é uma criação imortal; esta vive mesmo após o falecimento de uma pessoa.


À luz da porção da Torá desta semana ser chamada de “Acharei Mot- Após a morte” (de dois dos filhos de Aharon, o Kohen) e do recente passamento de Yehudit bat Chana (D. Julia Benzion) Z”L, gostaria de compartilhar uma conversa que o Rebe teve com a Sra. Chana Sharfstein depois que perdeu ambos os pais.

A alma é uma criação imortal; esta vive mesmo após o falecimento de uma pessoa. Este princípio foi até descoberto no mundo físico, onde a ciência passou a deter como uma verdade absoluta que nada material, físico pode ser absolutamente destruído.

Seria tolice e ilógico assumir que só porque um determinado órgão do corpo físico deixou de funcionar afetando os demais, a alma espiritual também seria afetada. A verdade é que, quando o corpo deixa de funcionar, a alma continua com sua existência, não apenas como antes, mas em um nível mais elevado, pois já não é mais prejudicada pelas limitações do corpo físico.

“Se você colocar um papel em chamas, ele deixa de ser papel, mas não é completamente obliterado. Embora seja agora reduzido a cinzas, este ainda existe tendo apenas forma alterada. Assim podemos entender o que acontece com o ser humano. Tudo o que já foi criado ou já existiu sempre permanecerá, embora em uma forma diferente. “

O Rebe continuou a explicar com mais detalhes que o apego que temos com nossos entes queridos não é um relacionamento físico, mas espiritual. Muito tempo depois de seus corpos se desintegrarem, podemos continuar a dar prazer para suas almas, que continuam a existir em um mundo melhor. E por esta razão, não devemos lamentar demasiadamente.

Quando uma pessoa é chamada da distante província para a capital para servir em uma capacidade mais elevada, ou para ocupar uma posição de honra no palácio real, os parentes deixados para trás na província não considerariam a partida de seu amado como uma tragédia. Pelo contrário, eles considerariam uma honra.

Essas palavras consolaram a senhora Sharfstein, as palavras tocaram seu coração. Ela percebeu que, embora seja difícil para nós – os que ficamos – o falecido está em um lugar muito melhor; ele está seguro, protegido e sereno.

Que Mashiach venha agora e todos aqueles que já passaram ressuscitem.

Shalom!


Rabino Arieh Raichman – Nasceu em Houston, Texas, e estudou em várias Yeshivot da Argentina, Brasil e Estados Unidos. Recebeu sua Smicha- Certificado de Rabino da Rabbinical College of America, e também é formado em Mohel. Desde 2009, juntamente com sua esposa e quatro filhos, é o emissário de Chabad em Manaus, Amazonas.

Fonte: Manews – chabadmanaus@gmail.com – Beit Chabad Manaus – www.chabadmanaus.com

20
20