POESIA COMO MOTIVAÇÃO DE UM FAMOSO PENALISTA ITALIANO – POR JAYME VITA ROSO

270_especial_2_1O fato de Oreste Bisazza Terracini ser advogado, ser militante dos Direitos Humanos, sobretudo por ser judeu, o conduziu a ser assistente de acusação contra o carrasco Erich Priebke. Este, apesar de ter quase noventa anos, foi condenado à prisão perpétua.


270_especial_2_2O carrasco Erich Priebke

A Unesco instituiu a Jornada Mundial da Poesia em 1999, celebrada no dia 21 de março, quando a primavera se inicia no hemisfério norte.

Pois muito bem, na Itália, principalmente na cidade de Roma, realizou-se, na dita, Liga Italiana dos Direitos Humanos um evento, à noite, que teve a participação do poeta Oreste Bisazza Terracini e a participação musical da conhecida artista Emanuela Bruzzone.

Foi singular o evento: local, dia, hora, participantes, poeta e artista se reúnem para comemorar a estação em que árvores assumem um papel peculiar: encantar o ser humano que estiver disposto a olhá-las com o coração. E, ainda, apesar de tudo, os italianos se dispuseram a esquecer os “affari” e interiorizar-se.

Nesse encontro incomum, refletindo, o personagem foi Terracini. E quem é ele? Nascido em 1939, sua mãe judia conduziu-o a Roma com sete anos, finda a guerra (chamava-se Maria Laura Gayno). Preferiu abandonar a Itália, transferindo-se para a cidade helvética de Loceri, onde se empregou como doméstica em um colégio de freiras; ali foi acolhida com o filho.

Com seu retorno a Roma, incentivou vivamente Oreste a estudar, memorizar e pensar os clássicos como Dante, Cervantes e outros, além de encaminhá-lo à poesia. E, quanto a ela, encantou-se, passando a recitar os clássicos poetas romanos, como Trilussa.

Maria Laura conhecera no exílio Umberto Terracini, militante comunista e, ao retornar, casou-se com ele.

Umberto ficou conhecido como uma pessoa que tinha uma grande visão da vida e, por consequência, adotando como filho Oreste, marcou seu comportamento como homem de extrema simplicidade, aberto ao intercambio interpessoal, tendo comportamento que refletia o ser humano a seu modo.

Formou-se Oreste como advogado humanista e, sobretudo, estudioso e competente para poetar com vigor (levanta-se cedo e, entre 5hrs e 6hrs, cada manhã, escreve seus dodecassílabos).

Tem uma dimensão ética em seus escritos, frutos de reflexão e encantamento pelo que produz.

Pois esse ardor como poeta, fez Oreste representar seu país, na mencionada Jornada Internacional de Poesia.

Afinado artística e politicamente com Pablo Neruda, hospedou-o em sua casa durante um mês, no início dos anos cinquenta. Pablo reconheceu-o como promessa concreta.

Oreste, embora judeu, pertence a uma família laica, porém sem perder da conta as suas raízes, tendo dito no evento: “Comumente o tema da dúvida e do divino é recorrente em minha poesia”.

270_especial_2_3Eric Priebke

O fato de ser advogado, ser militante dos Direitos Humanos, sobretudo por ser judeu, o conduziu a ser assistente de acusação (contratado pela colônia hebraica capitolina) contra o carrasco Erich Priebke. Este, apesar de ter quase noventa anos, foi condenado à prisão perpétua.

Priebke ficou conhecido por ter sido o condutor de centenas de judeus italianos ao destino final.

E, após o veredito que condenou o carrasco do massacre, com a condenação, Oreste, aliviado, disse: “Demoníaco, inteligente, ambicioso e maldoso”. Ele sempre pautou com reservas suas palavras, medidas e merecidas como seu pai o ensinou, através das rimas e sons.

Ps. Com o evento primaveril e com a celebração da Primavera, um conhecido jornal italiano, com a edição de um resumo do evento, a custo de um euro, semanalmente, editou Neruda, Leopardi, Menale, Montale, Baudelaire, Menine, Dickinson, Whitman, Lorca, Catulo e Kavafis.

Neruda, na edição de 19/03/16, com mérito e destaque, foi lembrado: “Neruda, as mulheres, os amores. O tímido com o sonho de reinventar a lírica” (Corriere della Sera, p. 49).


JAYME VITA ROSO – Graduado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, é especialista em leis antitruste e consultor jurídico de fama internacional, ecologista reconhecido e premiado, “Professor Honorário” da Universidade Inca Garcilaso de La Vega de Lima, Peru e autor de vários livros jurídicos. Saiba mais.

vitaroso@vitaroso.com.br

20
20