AS AMIZADES – RABINO NISSIM KATRI

278_historia_3_1

“Parentes somos obrigados a aceitar, mas amigos… todo cuidado é pouco”.


Não podemos escolher nossos parentes. Os membros de nossa família estão além de nossa escolha e de nosso controle. Entretanto, nossos amigos são algo que só depende de nós. Esta é uma decisão e um desafio simplesmente nosso, de nossa livre resolução. Se nossos amigos não são de moralidade e estatura elevada, a culpa é só nossa.

Verdadeiramente, uma pessoa é conhecida por suas companhias. Como disseram os sábios: “Ai daquele que é malvado e coitados são seus amigos”.

Nesta porção de Lech Lechá um dos assuntos tratados é o cuidado devido na escolha de amizades e do ambiente.

Ao surgir desavenças entre os pastores de Abraham e Lot (seu sobrinho), o patriarca deu chance a Lot para escolher um quinhão de terra para seu sustento. Este optou imediatamente pelo território perto da cidade de Sodoma, cujos habitantes, como está descrito na Torá, eram maus e pecadores.

Provavelmente, ele não ignorava as condições de baixa moral daquela cidade, mas a ambição e a ganância predominaram e ele resolveu junto com sua esposa e filhos se adequar a esta situação.

As tragédias pelas quais passaram são de conhecimentos gerais e ainda bastante atuais.

Lot é um exemplo, pois não foi o único a sacrificar a moral, o caráter e o desenvolvimento de sua família, por causa do prestígio social e do sucesso financeiro.

A principal essência deste relato semanal indica que para se evitar o destino trágico de Lot e seus familiares, nossas tendas (moradias) precisam ser edificadas em local previamente analisado e bem estudado, de preferência perto de sinagogas e centros judaicos

Um cuidado extremo e uma dedicada atenção devem ser empregados ao se escolher, não só o lugar da moradia, mas também os amigos.

Um lembrete, pois não fará mal: “Parentes somos obrigados a aceitar, mas amigos… todo cuidado é pouco”.


RABINO NISSIM KATRI – É emissário do Rebe de Lubavitch e diretor do Beit Chabad de Belo Horizonte/MG. Saiba mais.

www.chabadbhz.com.br – e-mail: chabad.bhz@terra.com.br

20
20