DOUTOR HONORIS CAUSA – POR MANOELA FERRARI

295_fique_4_1

 O Reitor da UniRio Luiz Pedro San Gil Jutuca e o homenageado, Professor Arnaldo Niskier

Em emocionante cerimônia no auditório Vera Janacópolus, da UNIRIO, o professor Arnaldo Niskier recebeu o título de Doutor Honoris Causa naquela instituição.

A apresentação do homenageado ficou a cargo do decano do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET), Luiz Amâncio Machado de Sousa Jr. “É imperioso que a universidade pública torne-se o bastião da luta contra a dilapidação do ensino público de qualidade e da pesquisa, honrando os que defenderam seus ideais acadêmicos e democráticos e reverenciando aqueles que dedicaram a vida a refletir e debater a educação de base, como o professor Arnaldo Niskier”, salientou.

Em seu discurso, o presidente da ABL, Domício Proença Filho, destacou a “imortalidade” dos membros da Academia, lembrando a inquietação dos filósofos gregos com o percurso existencial humano. Em seguida, felicitou o colega pela homenagem: “A família festeja, a Academia rejubila-se, os amigos aplaudem”. A Secretária Geral da ABL, a escritora Nélida Piñon,apontou a generosidade como traço característico de Niskier: “É um homem voltado para a compaixão: tem vocação para se envolver com as pessoas”, ressaltou Nélida, arrancando aplausos. “É um grande acadêmico, que não prescindimos e com quem aprendemos muito”.

295_fique_4_2Compuseram a mesa os professores Domício Proença Filho, presidente da ABL, Luiz Amâncio de Souza Jr, decano do CCET, Luiz Pedro San Gil Jutuca, Reitor da UniRio, Arnaldo Niskier, presidente do CIEE-Rio, Carlos Alberto Serpa, presidente da Cesgranrio e Nélida Piñon, secretária-geral da ABL.

O presidente da Fundação Cesgranrio, Carlos Alberto Serpa, emocionou o público convocando todos a saudar o escritor: “Ele merece não só o título de Doutor Honoris Causa, mas que, de pé, o aplaudamos como exemplo para as novas gerações brasileiras”.

O reitor, Luiz Pedro San Gil Jutuca, observou que, em 2010, o imortal recebeu o título de Doutor Honoris Causa conferido a Machado de Assis in memoriam, representando a Academia Brasileira de Letras. O professor também ressaltou que Niskier já proferiu uma aula magna na Universidade. “Nosso homenageado possui trajetória de inegável valor, dentro da educação e da cultura do nosso país”, ressaltou.

Em seu discurso de agradecimento, o Professor Niskier se emocionou ao lembrar de sua primeira professora, D. Paulina, e falou do esforço contínuo para entender o fenômeno da educação:

“Minha primeira formação em nível superior foi em Matemática, na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da então Universidade do Distrito Federal, na década de 50. Depois, a licenciatura em Pedagogia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Na UERJ, comecei a lecionar Geometria Analítica nos cursos de Matemática, Física e Química. Depois, já na década de 60, passei a dar aulas de Administração Escolar e Educação Comparada, cadeira na qual fiz os concursos de Livre Docente e professor titular. Ganhei o título de Doutor em Educação.Anos mais tarde, num concurso de títulos, fixei-me na cadeira de História e Filosofia da Educação do curso de Pedagogia, até a aposentadoria em 1997. Lecionei na UERJ nada menos de 37 anos, incluindo o tempo em que servi ao Colégio de Aplicação, como um dos seus fundadores, ocupando a cadeira de Desenho Geométrico.

Em todos esses anos fiz um extraordinário esforço para entender o fenômeno da educação, procurando trabalhar pelo seu constante aperfeiçoamento. Como professor dedicado e homem público, sempre busquei separar o que era ensino do que representava educação. Sem confundir as responsabilidades de cada um”.

Para Niskier, o título é concedido a quem pode se orgulhar de uma longa vida de magistério – “na verdade, são mais de 60 anos de carreira”, salientou.

20
20