EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE…

E faz acontecer, como Luiz Kignel, Claudio Lottenberg, o prefeito Marcelo Crivella, Ricardo Berkiensztat, Jack Terpins, Sidney Klajner, Ester Proveller, Jaime Spitzcovsky, Rabino Haim Amsalem, Loretta Fabianne Nigri, Elizabeth Katz, Denise Waksman, Yeda Timerman Holender, Margarida Cantarelli, Sonia Sette, ministro da Educação Mendonça Filho e o Dr. Shmuel Yerushalmi, dentre outros.


PRESIDENTE DA FISESP SE REÚNE COM REPRESENTANTES DOS MOVIMENTOS JUVENIS E DO CONSELHO JUVENIL SIONISTA

310_first_5_1O presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo, Luiz Kignel, se reuniu com os representantes dos Movimentos Juvenis e do Conselho Juvenil Sionista. Durante o descontraído encontro, Kignel falou das propostas de sua gestão e escutou dos representantes quais as dificuldades e como eles esperam que a Federação contribua com o trabalho de integração e educação dos jovens de nossa comunidade que é feito pelas Tnuot, sempre valorizando a cultura e a história judaica além de formar jovens líderes comunitários.


DR. CLAUDIO LOTTENBERG RECEBE O TÍTULO DE CIDADÃO DO RIO DE JANEIRO

310_first_5_2Claudio Lottenberg, o prefeito Marcelo Crivella e o vereador Jorge Felippe – Foto: Divulgação/Fisesp

Aconteceu na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, a solenidade para entrega do Conjunto de Medalhas de Mérito Pedro Ernesto e o Título de Cidadão Honorário do Município do Rio de Janeiro ao Dr. Claudio Luiz Lottenberg, médico oftalmologista e presidente da United Health Group Brasil e do Conselho do Hospital Israelita Albert Einstein. A iniciativa foi do vereador Jorge Felippe (PMDB), que também é o presidente da casa.

Durante a sessão solene, o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, destacou a liderança que Lottenberg exerce em todas as suas atividades, seja na medicina ou dentro da comunidade judaica, com o seu trabalho social e de gestão.

O presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo, Luiz Kignel, o presidente executivo, Ricardo Berkiensztat, o presidente de honra do CJLA, Jack Terpins e o presidente do Hospital Israelita Albert Einstein, Sidney Klajner, também estiveram presentes na homenagem.


PROJETO TIKUN OLAM REINICIA ATIVIDADESDE 2018 NO HOSPITAL PEQUENO PRÍNCIPE

310_first_5_3Voluntárias que participaram da atividade

O Projeto Tikun Olam, idealizado pela Loja Chaim Weizman da B’nai B’rith do Paraná, reiniciou no dia 22 de março suas atividades com as crianças internas do Hospital Infantil Pequeno Príncipe, também parceira do projeto. Nessa atividade, alusiva à Páscoa, houve divertida uma sessão de pintura em gesso de coelhinhos e ovos. Falando sobre o projeto, a presidente da B’nai B’rith Paraná, Ester Proveller, recordou que a iniciativa da B’nai B´rith em conjunto com o Hospital Pequeno Príncipe, e com a participação de voluntários, é uma homenagem à memória do médico pediatra Ismar Strachman, que atuava naquele hospital e era membro da B’nai B’rith. O intuito é incentivar jovens e adultos a atuarem em trabalhos voluntários com as crianças do hospital. O projeto leva o nome Tikun Olam, que em hebraico significa “reparar o mundo”.


SINAGOGA KNESSET ISRAEL RECEBEU O JORNALISTA JAIME SPITZCOVSKY

310_first_5_4Especialista em geopolítica internacional falou sobre Jerusalém , a capital indivisível de Israel

A Sinagoga Knesset Israel realizou no dia 14 de março, palestra com o jornalista Jaime Spitzcovsky com o tema “Jerusalém, a capital indivisível de Israel”. Durante o evento, que deu continuidade ao ciclo de palestras que vem sendo realizado pela Knesset Israel, o jornalista abordou o cenário no Oriente Médio, envolvendo, principalmente Israel e Jerusalém, além das reformas políticas que estão sendo promovidas na Arábia Saudita, a aliança entre Irã-Síria, bem como o protagonismo russo na região.

Jaime, que já esteve em mais de 40 países, e atuou como correspondente da Folha na Rússia e China, mesclou sua análise histórica sobre o Oriente Médio, com fatos recentes. Segundo ele, o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel por parte de Trump, um dos temas centrais da palestra, não foi bem compreendido pela mídia em geral, porque, em momento algum, ele se manifestou sobre a divisão de Jerusalém e qual seriam as suas fronteiras. Ao contrário, o líder norte-americano diz que estas e outras questões do processo de paz devem ser definidas somente entre israelenses e palestinos. Então, a decisão de Trump de mudar a embaixada dos EUA de Tel Aviv para Jerusalém, não significa o fim do processo de paz, pelo contrário. “A maior parte da comunidade internacional não reconhece este status de Jerusalém por considerar ser um território, uma terra, ainda em disputa”, afirmou.

Formado pela USP, o jornalista Jaime Spitzcovsky foi editor do caderno Internacional do jornal Folha de São Paulo entre 1988 e 1990 e entre 1997 e 2000. Também foi correspondente do jornal em Moscou e Pequim. Realizou coberturas jornalísticas em mais de 40 países, inclusive no Oriente Médio. Atual colunista da Folha, já trabalhou para a TV Cultura, BBC e Band News, entre outros. É especialista em geopolítica internacional, com foco em Israel.


O RABINO HAIM AMSALEM VISITOU MANAUS

310_first_5_5O CIAM – Comitê Israelita do Amazonas recebeu a visita do Rabino Haim Amsalem. Nascido na Argélia, Haim Amsalem emigrou para a França aos seis meses de idade, fez Aliá em 1970. Graduado pela Yeshivá “Kisseh Rahamim”, foi ordenado Rabino em 1980. Membro fundador do partido político “Shas”, foi deputado junto à Knesset em duas legislaturas, entre 2006 e 2013. Como Rabino, tem atuado no sentido de fazer o processo de conversão algo menos rígido e estressante para o convertido.


LORETTA FABIANNE NIGRI E O DOUTORADO NA ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA

310_first_5_6Loretta Fabianne Nigri foi considerada apta para fazer o Doutorado/PHD na Escola Paulista de Medicina na área de áudio. Vai desenvolver o projeto “Estudo do Benefício dos Deficientes Auditivos, Usuários de Próteses Auditivas com a Inteligência Artificial”. Loretta é graduada em Fonoaudiologia pela UNIFESP/Escola Paulista de Medicina e tem o título de Mestre pela USP defendendo a tese “Potenciais Evocados Auditivos do Tronco Encefálico em Usuários de Crack e Múltiplas Drogas”.


LANÇADA A LINHA DE BOLSAS PAR PAR BAGS

310_first_5_7A estilista Elizabeth Katz, depois de uma temporada de 25 anos em Nova York voltou ao Brasil e com a sua irmã, Denise Waksman, lançou a linha de bolsas Par Par Bags. Moderna, descolada e prática, é vendida online pelo www.parparbags.com.br .


OS 15 ANOS DA TIMERMAN COMUNICAÇÃO

310_first_5_8A Timerman Comunicação completa 15 anos com mudanças estruturais. Sua nova identidade visual será lançada em abril, assim como os novos serviços prestados pela agência: desde posicionamento de marca, passando pela parte de rp, assessoria de imprensa, mídias sociais, desenvolvimento de sites até a parte comercial. A Timerman é comandada pela jornalista e empresária, Yeda Timerman Holender.


ACADEMIA PERNAMBUCANA DE LETRAS COMEMORA OS 100 ANOS DE FUNDAÇÃO DO COLÉGIO ISRAELITA DO RECIFE

Coquetel na APL realizado pela Federação Israelita de Pernambuco (FIPE) junto com a Academia Pernambucana de Letras deu início às comemorações do centenário de fundação do Colégio Israelita Moysés Chvarts, no Recife, que é a mais antiga instituição judaica de ensino formal do país.

Durante o evento,representantes de diversas entidades judaicas fundadas no estado ressaltaram o papel que o colégio teve não apenas na formação acadêmica de seus alunos mas também na difusão e manutenção da comunidade judaica no Brasil. A presidente da APL Margarida Cantarelli ressaltou nomes importantes cuja formação intelectual passou pelas salas de aula do Colégio Israelita do Recife, a exemplo da escritora Clarice Lispector, e a presidente da FIPE Sonia Sette disse que o Colégio Israelita tem um papel fundamental no sentido de preservar a identidade e a cultura judaicas e como povo judeu sempre investiu na educação, mesmo quando em condições adversas.

O ministro da Educação Mendonça Filho destacou a contribuição da comunidade judaica na preservação dos valores humanos e democráticos. “Quando me dedico a refletir sobre a evolução humana, não tem como não pensar no povo judeu como exemplo de sociedade organizada, de força, expressão, manutenção de sua cultura e seus valores coletivos. E Pernambuco deve muito a essa comunidade que aqui cresceu e contribui para o desenvolvimento econômico do estado”, disse o ministro.


ONG DE VETERANOS DO HABONIM-DROR COLABORA COM O MUSEU JUDAICO EM SÃO PAULO

Uma ONG criada em Israel por veteranos do Habonim Dror com o intuito de documentar o legado dos mebros do Movimento Juvenil em seus 70 anos de existência assinou um acordo de colaboração com o Museu Judaico de São Paulo. O Centro de Memória Judaica do Museu tem em seu acervo documentos pertinentes ao Movimento Juvenil, cuja lista e sinopse podem ser acessados em https://dror-br-il.org/cdm/

O site da ONG (https://dror-br-il.org ) inclui uma completa lista de publicações e pesquisas sobre o Movimento Habonim – Dror, mais de 6000 documentos classificados, e está criando um cadastro de veteranos do Movimento, seja os que fizeram Aliá e seja os que escolheram viver no Brasil ou outros paises.

Um dos fundadores, Dr. Shmuel Yerushalmi (Jerusa), disse: “Cremos que o Movimento foi e continua sendo importante para o ishuv no Brasil, para a educação Judaica e Sionista de sua juventude e pelo que realizou em prol do Estado de Israel de 1948 até nossos dias. Por estas razões, estabelecemos uma ONG de voluntários com objetivos de organizar a memória, democratizá-la através da internet e possibilitar aos chaverim das várias gerações do Movimento uma comunicação virtual com a tecnologia de hoje”.

20
20