O QUE É UM CHASSID – RABINO ARIEH RAICHMAN

312_história_3_1Nunca podemos julgar as pessoas, pois nunca podemos ver o que está no coração ou na mente da pessoa. D-us que vê e sabe quantos chassidim Ele tem na Terra.


Dois chassidim se conheceram: um de Kotzk e outro de Chernobyl. Cada um descreveu seu diferente serviço a D-us.

“Na noite de quinta-feira, ficamos acordados a noite toda estudando, na sexta-feira nós damos tzedaká e, ​​no Shabat, dizemos o livro inteiro de Tehillim”, disse o chassid de Chernobyl.

O chassid de Kotzk disse: “Nosso serviço é diferente. Ficamos acordados todas as noites da semana estudando, damos tzedaká todos os dias e sempre que temos dinheiro em nossos bolsos”.

“E quanto a Tehillim?”, Perguntou o chassid de Chernobyl.

“Nós recitamos alguns capítulos com intenção adequada, pois quem pode dizer todo o livro de Salmos? Afinal, não levou o autor, o Rei David, 70 anos para escrevê-los?”, respondeu o Chassid de Kotzk.

No judaísmo existem muitas linhas, e às vezes é um grande desafio escolher qual caminho seguir. Há um famoso ditado que diz que todos os caminhos levam a D-us. É verdade? O que diferencia um chassid, em seu serviço a D-us, das outras pessoas. Ele é mais santo do que eu?

Comecemos pelo básico. 1) Todo judeu é santo e ninguém sabe quem é mais santo que quem. 2) Todo judeu recebeu a Torá e suas leis codificadas (Shulchan Aruch) como seu guia.

O que é um chassid?

O Talmud chama de chassid quem vai acima e além no cumprimento da lei. Não me refiro somente à aparência – kipá maior, saia mais longa ou mais barba e peot. Um chassid é diferente, começando com sua crença e terminando com seu comportamento.

Uma vez que um jovem estudante chassídico voltou de uma viagem de estudos e seu sogro lhe perguntou o que tinha aprendido. Ele respondeu que aprendeu que há um D-us. Seu sogro rapidamente chamou seu servo Ivan e perguntou: “Existe um D-us?” Ivan disse: “Sim”. “Por que você precisou viajar tão longe para aprender algo tão óbvio?”, Implorou o sogro. O chassid disse: “Ele diz que há um D-us, mas eu sei que há um D-us”.

Um chassid, com orientação de seu Rebe, estuda a relação entre corpo, alma e D-us. No entanto, ele não apenas estuda isso em termos cabalísticos, mas sim baseado na Torá escrita e situações do dia a dia. É um assunto real, e D-us é parte de sua vida cotidiana. O estudo do chassidismo ajuda a entender e a chegar a conclusões adequadas, diariamente.

D-us conhece cada uma de nossas situações, e quando superamos nossos limites. É por isso que, quando uma pessoa oferecia um sacrifício, fosse este grande ou pequeno, D-us tinha prazer em recebê-lo. Nunca podemos julgar as pessoas, pois nunca podemos ver o que está no coração ou na mente da pessoa. D-us que vê e sabe quantos chassidim Ele tem na Terra.

Shalom.


Rabino Arieh Raichman – Nasceu em Houston, Texas, e estudou em várias Yeshivot da Argentina, Brasil e Estados Unidos. Recebeu sua Smicha- Certificado de Rabino da Rabbinical College of America, e também é formado em Mohel. Desde 2009, juntamente com sua esposa e quatro filhos, é o emissário de Chabad em Manaus, Amazonas.

chabadmanaus@gmail.com – Beit Chabad Manaus – www.chabadmanaus.com

20
20