REFLEXÕES SOBRE FILOSOFIA E MEDICINA

Elementos circunstanciais, históricos e subjetivos que interferem nos processos de pesquisa, diagnóstico, prognóstico e tratamento serão discutidos pelo Prof. Paulo Saldiva, Monica Aiub e Liana Gottlieb, na primeira conferência Reflexões sobre Filosofia e Medicina que acontece no próximo dia 27 de agosto, às 14h, no IEA-USP – Instituto de Estudos Avançados. O evento é gratuito.

Desde o surgimento, Filosofia e Medicina dialogam, com influências mútuas em seus métodos, pesquisas e reflexões. Algumas concepções tais como ser humano, saúde, doença, cuidado, corpo, mente, clínica, sociedade, existência, entre outras estudadas em Filosofia, impactam diretamente o trabalho de pesquisa, diagnóstico, prognóstico e tratamento em Medicina.

As conferências Reflexões sobre Filosofia e Medicina pretendem propiciar um diálogo interdisciplinar, com o objetivo de provocar a reflexão sobre a prática cotidiana dos profissionais da Medicina e da Filosofia, tendo como foco o ser humano a quem se dedicam tais práticas, considerado em seus múltiplos aspectos.


PAULO SALDIVA

320_fique_4_1Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1977, doutorado em 1983, Livre-Docente em 1986 e Professor Titular do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1996. Concentra atividades de Pesquisa nas áreas de Anatomia Patológica, Fisiopatologia Pulmonar, Doenças Respiratórias e Saúde Ambiental, Ecologia Aplicada, Cidades e Saúde Humana, Humanidades e Antropologia Médica. Ciclista e gaitista, é Diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP desde abril de 2016.


MONICA AIUB

320_fique_4_2Possui graduação em Licenciatura em Filosofia pela Universidade Católica de Santos (1989), graduação em Bacharelado em Música pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996), Pós-Graduação em Educação Brasileira pela UNISANTOS (1992), Especialização em Filosofia Clínica pelo Instituto Packter (1999), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2006), doutorado em Filosofia pela PUC-SP (2015). Dirige o Interseção – Instituto de Filosofia Clínica de São Paulo. É conselheira editorial da revista Filosofia, Ciência & Vida. Editora, do periódico Cognitio. Editora. Atualmente desenvolve pesquisas sobre a interface entre Filosofia da Mente, Filosofia da Neurociência e Filosofia Clínica.


LIANA GOTTLIEB

320_fique_4_3Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, Mestre em Teoria e Ensino da Comunicação pela UMESP, Especialista em Didática do Ensino Superior, Pedagoga, Psicodramatista, Coach com Psicodrama, Consultora Organizacional e Educacional, Editora de livros, Membro Fundador e do Conselho do NCE (Núcleo de Comunicação e Educação da ECA/USP). Autora de livros e artigos em Educação e Comunicação. Atualmente desenvolve pesquisa sobre o potencial compassivo dos meios de comunicação, cinema e medicina.


Serviço:

Dia 27 de agosto, 14 horas.

IEA-USP – Instituto de Estudos Avançados

Sala Alfredo Bosi, Rua Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo

Inscrições
Evento público, gratuito e com inscrição prévia

Público online não há necessidade de se inscrever

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo

Mais informações em: http://www.iea.usp.br/eventos/reflexoes-sobre-filosofia-e-medicina

e-mail: institutointersecao@institutointersecao.com.br ou tel.: (11) 97045-3499

20
20