AGENDA GC – O QUE HÁ DE MELHOR

Alguns dos melhores eventos para sua cultura e lazer acontecem nas próximas semanas e estão aqui. Confira.


49ª CONVENÇÃO DA CONIB TERÁ O FRANCÊS BERNARD-HENRI LÉVY COMO CONVIDADO ESPECIAL

325_fique_5_1A 49a Convenção da Confederação Israelita do Brasil (Conib), que acontece de 23 a 25 de novembro em São Paulo, contará com a participação especial do francês Bernard-Henri Lévy, considerado um dos principais filósofos europeus da atualidade.

No domingo, 25 de novembro, Lévy ministrará uma palestra aberta ao público intitulada “O Espírito do Judaísmo – uma reflexão contemporânea” na Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2.500 – Sumaré).

Bernard-Henri Lévy é autor de 30 livros, além de cineasta e ativista. Sua obra mais recente é “O Espírito do Judaísmo”, lançado no país pela Editora Três Estrelas. Ele tem argumentado em suas palestras, de forma contundente, a respeito das manifestações atuais de antissemitismo, o mais antigo dos ódios, e sua nova roupagem, especialmente na Europa.

Outro aspecto que aborda diz respeito à contribuição crucial da cultura judaica para a história do Ocidente. Ele afirma que a liberdade de pensamento, a reflexão moral e a vocação para o universalismo constituem o verdadeiro espírito do judaísmo.


Evento: Palestra com o filósofo Bernard-Henri Lévy

Tema: O Espírito do Judaísmo – uma reflexão contemporânea

Data: 25 de novembro de 2018

Horário: 11h

Local: Unibes Cultural – Rua Oscar Freire, 2.500

Informações e inscrições: https://unibescultural.org.br/calendario/49a-convencao-nacional-conib-palestra-gratis-bernard-henri-levy/


CULTURA JUDAICA SERÁ CELEBRADA COM GRANDE FESTIVAL DE RUA

325_fique_5_2Luiz Kignel, presidente da Fisesp

Gastronomia, artesanato, inovação, turismo, atrações infantis, música e dança judaica estarão presentes no Fest Shalom SP II

Toda a diversidade da cultura judaica estará reunida no Fest Shalom SP II, que acontecerá no dia 02 de dezembro, domingo, das 10 às 18h, na Praça Alexandre de Gusmão (Jardins) e que promete transformar a região da Avenida Paulista, em um grande palco da cultura judaica. A entrada é gratuita.

O evento, que marcará as comemorações dos 70 anos de Israel, terá entrada gratuita e contará com uma Praça de Alimentação que trará pratos típicos da culinária judaica, como falafel, burekas e varenikes, um Shuk (Mercado) com a venda de artesanatos e produtos judaicos, uma área sobre Israel, com exposição de fotos, dicas de turismo e inovação, um setor com a presença de Entidades Judaicas como Sinagogas e Escolas, além de uma Área Infantil, com infláveis e brinquedos para as crianças. Um palco principal trará apresentações de danças típicas, música judaica e israelense, Coral, Bandas, DJ e Krav Magá durante todo o domingo.

Ao final do evento será acesa a primeira vela da festividade judaica de Chanuka.

“Uma das maiores riquezas da cidade de São Paulo é a convivência pacífica entre todas as comunidades, religiões e raças que vivem em nosso Estado. Queremos celebrar os 70 anos de Israel e presentear a população da cidade de São Paulo com um pouco da nossa cultura”, destacou o presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo, Luiz Kignel

O Fest Shalom SP II é organizado pelo Comitê Israel 70 anos que é formado pelas seguintes entidades: A Hebraica, Confederação Israelita do Brasil (Conib), Consulado de Israel em São Paulo, Federação Israelita do Estado de São Paulo e Fundo Comunitário.


EVENTO EM COMEMORAÇÃO AS 70 ANOS DA NA’AMAT PIONEIRAS BRASIL

A Na’amat Pioneiras Brasil vai comemorar os seus 70 anos com um evento no dia 27 de novembro, às 20h, no Café Society (Rua Amauri, 334 – Itaim SP).

O convite tem o valor de R$ 180,00. A animada noite contará com apresentação musical de Claudio Goldman e Daniel Szafran, além de coquetel com prato quente e sobremesa.

Para adquirir o seu convite entre em contato: Miriam (11) 3662-0470 / (11) 94108-5168 e Clarice (11) 98644-5501


TIFEREF FESTEJA CHANUKÁ NO SHOPPING HIGIENÓPOLIS

325_fique_5_3


O JUDAISMO EM SÃO PAULO NA CONTEMPORANEIDADE COM A DRA. ANDREA KOGAN

325_fique_5_4


EM NITÉROI, A COMEMORAÇÃO DOS 96 ANOS DA ADAF

325_fique_5_5


CORRESPONDÊNCIA ENTRE VILÉM FLUSSER E SERGIO PAULO ROUANET É REUNIDA EM LIVRO QUE SERÁ LANÇADO NA ABL

A Academia Brasileira de Letras sediará o lançamento do livro Correspondência, coletânea de cartas trocadas entre o filósofo tcheco-brasileiro Vilém Flusser e o Acadêmico, diplomata e filósofo Sergio Paulo Rouanet, no dia 27 de novembro, terça, às 16

horas, no Petit Trianon, na Avenida Presidente Wilson, 203, Castelo, Rio de Janeiro.

Sergio Paulo Rouanet é o oitavo ocupante da Cadeira nº 13 da Academia Brasileira de Letras (ABL), eleito em 23 de abril de 1992, na sucessão de Francisco de Assis Barbosa. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), possui em seu currículo diversos cursos no exterior. Foi Ministro da Cultura e é o primeiro ocupante da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciências do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP).

Vilém Flusser nasceu em Praga, em 1920. É considerado um dos mais importantes pensadores da tecnologia e da comunicação do século XX, com obras traduzidas para diversos idiomas. Filho de uma família de intelectuais judeus, desde cedo foi incentivado aos estudos pelo pai, professor de matemática e física. Cursou filosofia na Universidade de Carolina (República Tcheca) e depois na London School of Economics and Political Science, mas os problemas decorrentes da guerra o impediram de os concluir.


TARDE CULTURAL NO RENA EM PROL DA MARCHA DA VIDA

325_fique_5_6


EM BUENOS AIRES – ARGENTINA

325_fique_5_7

FARBRENGUEN 19 KISLEV

ראש השנה לחסידות

Invitado Especial

Rabino Shalom M. Paltiel

Long Island Island, NY

Lunes 26 de Noviembre

20 hs

La Rural, Predio Ferial de Buenos Aires

EL CENTRAL

Av. Sarmiento 2704, CABA

Colaboración sugerida: $400

R.S.V.P: bit.ly/19deKislev2018

20
20