TUDO É DESCARTÁVEL – RAV EFRAIM BIRBOJM

327_história_3_1Não sabemos dar valor para o que temos. Vivemos atualmente na “ditadura” do “preciso ter mais para ser feliz”.


Um corvo vivia na floresta e estava absolutamente satisfeito com a sua vida. Até que, certo dia, ele viu um papagaio. Imediatamente ele pensou:

– Este papagaio é colorido, enquanto eu só tenho uma cor. Como eu sou infeliz! Já o papagaio deve ser o pássaro mais feliz do mundo!”.

Ele expressou seus pensamentos para o papagaio. Porém, para a sua surpresa, o papagaio explicou:

– Na verdade, eu realmente vivia uma vida muito feliz, até o dia em que vi o pavão. Eu tenho apenas duas ou três cores, enquanto o pavão tem dezenas de cores. Hoje sou infeliz, enquanto o pavão deve ser muito feliz!

O corvo então voou até o zoológico e visitou o pavão. Ele viu centenas de pessoas que se reuniam para ver o pavão, que mostrava suas belas penas multicoloridas. O corvo aproximou-se do pavão e disse:

– Querido pavão, você é tão lindo, tão colorido! Todos os dias centenas de pessoas vêm até aqui para ver você. Eu só tenho uma cor e isso não tem graça nenhuma. Eu acho que você é o pássaro mais feliz do planeta!

O pavão respondeu, com um sorriso triste no rosto:

– Eu me sentia o pássaro mais lindo e feliz do planeta. Porém, por causa da minha beleza, estou preso neste zoológico. Eu examinei o zoológico com atenção e percebi que o corvo é o único pássaro que não é mantido em uma gaiola. Então, nos últimos dias, tenho pensado que, se eu fosse um corvo, poderia vagar alegremente por toda parte e seria o pássaro mais feliz do mundo…”

Não sabemos dar valor para o que temos. Vivemos atualmente na “ditadura” do “preciso ter mais para ser feliz”. Até mesmo nossas qualidades acabam sendo “descartáveis” e, assim, acabamos não percebendo as incríveis ferramentas que D’us deu, sob medida, para cada um de nós.


RAV EFRAIM BIRBOJM – Mestre em Engenharia pela Escola Politécnica da USP, começou seu processo de Teshuvá (retorno ao judaísmo) aos 25 anos, através da Instituição “Binyan Olam”. Saiba mais.

Email: efraimbirbojm@gmail.com

20
20