KOLEL RIO – PARA NOSSO ENGRANDECIMENTO ESPIRITUAL

Ensinamentos que nos ajudam a viver melhor. Experimente.


Fórmula contra o estresse

Preocupe-se com sua consciência e não se importe se falarem mal de você. Isso é problema deles. O que vale é a sua consciência. Não viva competindo. Seja firme, mas não rígido nas suas convicções. Com seus filhos, seja sereno, firme, e dê-lhes muito amor.

Cuide-se. Divirta-se, porque o prazer da diversão restaura tanto quanto o sono. Saiba que você “é o que se fizer ser”. Você é o único responsável pela sua felicidade.


Passar por quem está rezando a Amidá em caso de necessidade

É preciso manter o rigor de evitar passar em frente ou dos lados – dentro da área de 4 amot – de quem está rezando a Amidá (Grande Oração). Se, porém, há a necessidade de passar, é possível ser leniente e permitir que se passe do lado de quem está rezando a Amidá. Por isso, quem chegou atrasado à sinagoga e precisa passar entre as pessoas que estão já rezando a Amidá, para chegar ao seu lugar fixo de rezar a Amidá, pode passar do lado das pessoas, tomando o cuidado de não atrapalhar qualquer uma delas.

Quando, porém, há uma grande necessidade, e não há alternativas, é permitido passar pela frente de quem está rezando a Amidá. Por exemplo, se um Cohen precisa passar para fazer o Bircat Cohanim (Bênção Sacerdotal), ou um Melamed (professor) que precisa ir dar uma aula de Torá a seus alunos, ou ainda alguém que foi convocado a completar um minian em outro lugar. Em todos estes casos e similares, se não houver alternativa, pode-se passar até mesmo em frente às pessoas que estão rezando a Amidá para ir cumprir mitzvot como estas.


Kolel Rio – kolelrio@kolelrio.com.br

Apóie o envio da Ética Diária, clique aqui

327_história_4_1


Tem dúvida/pergunta sobre alguma Halachá? Clique aqui e envie para nós a pergunta DE FORMA CLARA, que responderemos!

20
20