ISRAEL SERÁ O QUARTO PAÍS A POUSAR NA LUA?

330_especial_3_1Os cofundadores da SpaceIL, Kfir Damari, Yonatan Weintraub e Yariv Bash,
inserem uma cápsula do tempo em sua espaçonave.

Ele passou oito anos tentando pousar uma espaçonave na Lua, mas quando Yonatan Winetraub estava na plataforma de lançamento, este mês (fevereiro) em Cabo Canaveral, na Flórida, ele ainda estava em choque.

“Eu fiquei bem ao lado do foguete e é muito grande”, disse Winetraub em entrevista por telefone. “No vídeo, você não vê o tamanho do foguete e quão poderoso ele é. Mas quando você se levanta é muito poderoso”.

Winetraub parece uma criança maravilhada com a ideia de viajar no espaço. Ele e dois amigos, todos na faixa dos 30 anos, estão prestes a fazer algo extraordinário: eles pretendem fazer de Israel o quarto país a pousar uma espaçonave na Lua. Apenas os Estados Unidos, a União Soviética e a China fizeram isso.

A Winetraub e seus parceiros, Kfir Damari e Yariv Bash, não estão fazendo isso com bilhões de dólares de um governo de superpotência. Em 2011, eles fundaram a SpaceIL, uma organização sem fins lucrativos que tem um orçamento de US$100 milhões, uma ninharia nos negócios do espaço. Se a missão deles for bem-sucedida, seria a primeira vez que qualquer espaçonave particular pousaria na Lua, a um custo menor e com uma embarcação menor do que os desembarques anteriores.

“Kfir, Yariv e eu sentamos em um bar em um subúrbio de Tel Aviv e pensamos: ‘Por que não chegar à lua? ‘”, disse Winetraub em coletiva de imprensa. “Sempre achei que iríamos para a lua, mas agora está acontecendo. Isso é incrível”, completou.

A nave circular, de três pernas, do SpaceIL é mais ou menos do tamanho de um carro compacto: 1,5 metros de altura, 2 metros de diâmetro. Às 20h45, horário da costa leste dos EUA, a espaçonave foi lançada no espaço da Flórida, atrelada a um dos foguetes SpaceX de Elon Musk. O Winetraub chamou isso de “Uber das viagens espaciais”.

Considerando que a viagem da Apollo 11 à lua, levou três dias, a SpaceIL levará cerca de dois meses. Isso porque ele está montando uma espingarda em outro foguete e não pode se impulsionar diretamente para a lua. Em vez disso, tem que usar a órbita para se alinhar apenas se encontrando com a lua no começo de abril.

Cerca de quatro minutos após o lançamento, a nave espacial SpaceIL, chamada Beresheet, que em hebraico seria “Gênesis”, se separou do foguete. Ele enviou uma primeira comunicação ao controle de solo do SpaceIL, na cidade israelense de Yehud, e entrará em órbita ao redor da Terra. Ao longo de cerca de um mês e meio, ele irá percorrer o espaço a uma velocidade máxima de mais de 35.000 km por hora. Seus propulsores empurrarão a embarcação em órbitas cada vez mais amplas ao redor da Terra e mais próximas da órbita da lua.

Então, ele entrará em uma das etapas mais arriscadas da missão.

Uma vez que se aproxima da lua, a nave deve abrandar de repente o suficiente para ser colocada em órbita ao redor da lua. Se for muito rápido, passará direto, acelerando diretamente para o espaço. Então, após cerca de uma semana viajando ao redor da lua, a embarcação irá desacelerar novamente, caindo em direção ao seu local de pouso no Mar da Serenidade. A cerca de 4 metros de altura, ele cortará o motor completamente e cairá livremente para a superfície da lua, fazendo um pouso suave.

330_especial_3_2

Os fundadores da SpaceIL estão confiantes de que a missão será bem sucedida. Mas Winetraub reconheceu que é preocupante.

“Há muitas coisas que podem dar errado e apenas uma coisa pode dar certo. Você realmente não pode testar tudo. A atmosfera é diferente, a gravidade é diferente, então você tem que ter algumas simulações, algumas suposições sobre como isso vai funcionar”.

Na coletiva de imprensa, a Winetraub quis mostrar um vídeo inspirador sobre a história dos desembarques da lua. Exceto o som não funcionou. De repente o som veio, mas a tela ficou azul. “Podemos ter som?” perguntou Winetraub, rindo. “O som é mais difícil do que chegar à lua. Vamos dar mais uma chance,” completou.

Até mesmo chegar a este ponto era uma jornada improvável para o SpaceIL, cuja história é um conto de partida israelense por excelência. Foi fundado para competir no Lunar XPrize do Google, um concurso para ver quem poderia construir a primeira espaçonave privada para alcançar a lua. Os co-fundadores apresentaram a sua candidatura no prazo de 31 de dezembro de 2010, e passaram por alguns experimentos fracassados ??antes de construir a nave certa.

O primeiro modelo foi o tamanho de uma garrafa de Coca-Cola. Quando não funcionou, a equipe fez a nave do tamanho de uma máquina de lavar louça. Agora eles estão em um carro.
“É ciência de foguetes”, disse Winetraub, explicando a dificuldade. “Se não funcionar da primeira vez, tudo bem, mas na segunda vez você espera que funcione, então foi difícil. Nós fizemos isso de novo e o design que você vê agora na barra de lançamento é a terceira ou quarta iteração”.

O XPrize fechou sem vencedor no ano passado, mas ao longo do caminho o SpaceIL recebeu fundos suficientes para continuar. Ele está trabalhando em parceria com a Israel Aerospace Industries e seus doadores incluem o bilionário dos EUA, Sheldon Adelson, o bilionário sul-africano-israelense, Morris Kahn, e o magnata imobiliário canadense-israelense, Sylvan Adams.

A missão também se tornou uma espécie de causa célebre. O lendário astronauta, Buzz Aldrin, twittou desejando sorte. Sua missão Apollo 11 pousou na superfície lunar há 50 anos.
“Se a missão #SpaceIL for bem sucedida, Israel se tornará o quarto país a pousar uma aeronave na Lua”, escreveu. “Boa sorte, Beresheet!”.

A espaçonave levantará uma bandeira israelense quando chegar à lua. Ele carregará uma cápsula do tempo com toda a Bíblia impressa em texto microscópico em uma moeda, junto com centenas de outros documentos comprimidos em pequenos discos: dicionários, enciclopédias e textos judaicos, o hino nacional de Israel e a tradicional oração judaica para viajantes.

A missão também incluirá pesquisa científica. Em parceria com a NASA e o Instituto Weizmann, a nave testará o campo magnético da Lua, além de tirar fotos e gravar vídeos. Depois de dois dias, a nave será fechada e a missão estará completa.

Mas o SpaceIL não acha que o seu trabalho terminará aí. A organização também espera inspirar as crianças israelenses a se dedicarem à ciência e engenharia, mostrando-lhes que a exploração espacial é viável. Seus programas educacionais já atingiram um milhão de crianças, às quais o SpaceIL se compromete. A cápsula do tempo da nave também incluirá desenhos destas crianças.

O SpaceIL espera envolver o público israelense na missão. Existe até uma lista de músicas do Spotify, de canções israelenses apropriadas para o lançamento de “Space Shuttles”, da cantora israelense Berry Sakharof.

330_especial_3_3“É a primeira espaçonave israelense, mas esperamos que não seja a última”, disse Damari, outro co-fundador, na entrevista coletiva.

Quando as crianças perguntam se a nave vai voltar, ele diz: “Dizemos a eles que não, ficará lá com a cápsula do tempo e com todo o tipo de coisas interessantes dentro”.

20
20