DESTAQUE: FÁBIO ARMANDO TAL – POR GLORINHA COHEN

330_first_1_1Em 2016 ele recebeu o prestigioso prêmio Friedrich Wilhelm Bessel Research Award, Humboldt Foundation, indo trabalhar por um ano na Universidade de Jenna, na Alemanha e, no último dia 19 de fevereiro, proferiu palestra nos Estados Unidos no Instituto de Estudos Avançados da Princeton University.

Fábio Armando Tal é daqueles paulistanos que nos enchem de orgulho e ninguém melhor que ele para merecer este destaque.

Professor titular do Departamento de Matemática Aplicada do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo de reputação internacional, com graduação em Curso de Ciências Moleculares e doutorado em Matemática Aplicada, ambos pela USP, ele completará 43 anos dia 31 de maio e com uma trajetória profissional das mais brilhantes.

Entrou na Faculdade de Matemática da Universidade São Paulo aos 17 anos e antes mesmo de começar foi escolhido para frequentar a Faculdade de Ciências Moleculares, um curso especial dentro da USP para alunos mais destacados e que só forma uma média de 10 alunos por ano, devido à sua dificuldade.

Bem jovem, com 25 anos, em 2001 ele terminou seu doutorado. Ganhou uma Bolsa de Estudos em 2002 e foi trabalhar no Instituto de Matemática da New York University, voltando para o Brasil já como professor do IME da USP.

Tem experiência nas áreas de equações diferenciais ordinárias, modelagem de fluidos geofísicos e sistemas dinâmicos, com ênfase em dinâmica topológica e homeomorfismos de superfícies. Seus trabalhos foram publicados nas mais diversas revistas especializadas de Matemática, levando-o a ser convidado a dar palestras em vários países, dentre os quais Uruguai, Chile, Polônia, Portugal e na França (Sorbonne).

É casado e tem dois filhos.

20
20