DOAÇÃO LEVA PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA QUALIDADE EM SAÚDE DO EINSTEIN PARA MANAUS

Com o intuito de gerar conhecimento e transformação social, o financiamento do curso contribuiu para melhoria da qualidade do atendimento em saúde pública da região

Uma doação realizada pela família Minev à Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein possibilitou a oferta gratuita de curso de pós-graduação em Gestão da Qualidade em Saúde a 37 profissionais de saúde do serviço público de Manaus. A ação beneficente contribuiu para a promoção da segurança de pacientes e novas formas de se pensar e propor melhorias nos processos do segmento de saúde, gerando impactos para o atendimento à população da região.

A iniciativa possibilitou que profissionais do Ensino Einstein se deslocassem até Manaus para compartilhar seus conhecimentos e experiências com os alunos. Como trabalho de conclusão de curso, foram realizados projetos de melhoria da qualidade aplicados ao sistema de saúde local, gerando prontamente resultados positivos.

A assistente social e cirurgiã-dentista Nara Esquivel foi aluna do curso e desenvolveu um projeto para enfrentamento do surto de sarampo em Manaus, um problema de saúde enfrentado no município no ano de 2018, mediante à aplicação do método interativo de gestão PDCA, sigla em inglês para Planejar, Fazer, Checar e Agir. “Estamos sugerindo à Secretária Municipal de Saúde o uso desse método como forma de responder de maneira mais eficaz a novos surtos dessa ou outras doenças, que possam ocorrer no município”, diz.

Alguns outros exemplos de trabalhos desenvolvidos são a implantação de um núcleo de segurança do paciente em uma maternidade pública de Manaus e o uso de ferramentas de gestão como estratégia de segurança no manejo de medicamentos potencialmente perigosos no ambiente hospitalar. A tendência, agora, é que projetos de melhoria sejam desenvolvidos no sistema público de saúde de Manaus, por meio da aplicação das ferramentas aprendidas em sala de aula.

Para conhecer mais sobre o curso, acesse:

https://www.einstein.br/ensino/pos_graduacao/gestao_da_qualidade_em_saude_sp

Sobre a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein

A Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein é uma sociedade civil sem fins lucrativos. Tem mais de 60 anos de história e atua nas áreas de assistência à saúde, educação e ensino, pesquisa e inovação e responsabilidade social. Conta com 13 mil colaboradores, 9 mil médicos e está sediada em São Paulo. O Einstein possui o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS) e é uma Organização Social da Saúde para atuar na prestação de serviços no Sistema Único de Saúde (SUS). Seu compromisso com o desenvolvimento amplo do sistema de saúde se traduz na oportunidade de melhoria e na construção de novos modelos de trabalho ajustados aos desafios atuais. O Einstein integra fóruns nacionais e internacionais de discussão e participa ativamente de iniciativas conjuntas com o poder público, órgãos reguladores, hospitais, operadoras de planos de saúde e entidades setoriais para o desenvolvimento do sistema de saúde brasileiro.

20
20