O SEGREDO PARA UMA VIDA FELIZ? – RABINO DOVI GOLDBERG

331_história_3_1

Essav tem muito, mas nunca está satisfeito; ele sempre acha que tem direito a mais. Yaacov, no entanto, sente-se grato por ter mais do que merece.


Caros amigos,

Algumas terapias podem e ajudam muitas pessoas. Mas você sabia que as ideias em nossa Torá são relevantes e contemporâneas? Cada um de seus ensinamentos tem implicações em todas as áreas da vida – não só no nível ético e espiritual, mas também no emocional e psicológico. Eis um exemplo que pode ajudar cada um:

Suponha que sua empresa anuncie que você é o “funcionário do ano”! O CEO presta-lhe uma homenagem e o convida para um jantar. Você chega em casa sentindo-se no topo do mundo. Mas, então, sua melhor amiga joga um balde de água fria em você, convencendo-o de que você trabalha duro e é mal pago, e que você merecia muito mais do que um jantar de 150 reais. Agora você já não se sente mais agradecido e animado, e sim triste, deprimido, achando-se digno de algo melhor.

Achar-se no direito significa privar a si mesmo da felicidade. Ser grato é ser feliz.

Esse é o significado mais profundo do relato nesta Parashá:

Yaacov se reuniu com seu irmão Essav e ofereceu-lhe um grande presente. Essav rejeitou, dizendo “Eu sou muito rico e tenho muito”. Mas Yaacov insiste para ele aceitar, dizendo: “Eu também sou muito rico e tenho tudo”. Essav tem MUITO, mas Yaacov tem TUDO!

Essav tem muito, mas nunca está satisfeito; ele sempre acha que tem direito a mais. Yaacov, no entanto, sente-se grato por ter mais do que merece.

Deveríamos sempre desejar e pedir por mais, mas sempre sendo grato e reconhecendo as Suas bênçãos.

Um abraço e Shalom.


Rabino Dovi Goldberg – Sinagoga do Morumbi – São Paulo

20
20