PESSACH BE COL DOR VA DOR – POR MENDY TAL

332_especial_4_1Claramente, o ponto de contar a história do êxodo é trazer para o âmbito da consciência de uma geração posterior tudo o que aconteceu anteriormente, na época do próprio êxodo. Isto, aparentemente, é o que os rabinos queriam dizer quando ordenavam, em relação ao Sêder da Páscoa: “Em cada geração, somos obrigados a ver a si mesmo como se também tivesse saído do Egito”


Em comparação com o destino de muitas das leis e costumes associados à tradição judaica, parece que nenhuma é praticada por um segmento tão amplo de judeus contemporâneos como o Sêder de Pessach. Muito depois de outros aspectos da tradição judaica perderem seu significado para muitos judeus contemporâneos, o Sêder de Pessach permanece significativo. Pode ser que seja porque o Sêder de Pessach personifica o mecanismo cultural e educacional essencial que garantiu a continuidade da existência judaica ao longo das gerações.

O aspecto central do Sêder é o relato da história do êxodo do Egito. Mais especificamente, o Sêder de Pessach é o cumprimento do mandamento bíblico mencionado em Êxodo 13, 8: “E naquele dia você dirá a seu filho, pois este Deus me tirou da Terra do Egito”. Pode-se perguntar, o que especificamente é um obrigado a “dizer” seu filho “naquele dia”? O que é “aquele dia” em que ele ou ela é obrigado a contar a história? E finalmente: qual é o caráter e propósito da história a ser contada? A resposta a essas perguntas é encontrada no mesmo capítulo do livro de Êxodo, no qual esse versículo é tirado, e, de fato, o delineamento dessa resposta nos fornece uma compreensão clara do mecanismo da continuidade judaica através dos tempos.

E será quando Deus te trouxer para a terra que foi prometida à teus antepassados. Você deve realizar este serviço neste mês. E você dirá a seu filho neste dia, dizendo: porque Deus me fez quando saí do Egito. E você terá como um sinal em sua mão e uma lembrança entre seus olhos para que o ensino de Deus esteja em seus lábios. .E passará no dia seguinte que quando seu filho perguntar o que é isso, você dirá a ele, com uma mão forte, que Deus nos tirou do Egito da casa da servidão”.

Primeiro, notamos que o comando para contar a história do êxodo é dado em um passado que já foi “presente”; isto é, no atual “presente” do êxodo do Egito ao qual uma geração inteira foi testemunha. Mas o comando em si abrange um período de tempo que inclui não apenas aquele “presente”, mas também um “futuro” em que os filhos dessa geração já terão entrado na terra de Israel. É neste futuro, com a atuação do “serviço” que inclui uma reconstrução da véspera que precede o êxodo, que a curiosidade da geração das crianças é despertada para confrontar seus pais com questões relativas ao passado e ao passado de seus filhos, seu povo. A pessoa é particularmente obrigada a contar a história do êxodo somente depois que os filhos se voltam para seus pais e perguntam “o que é isso” (referindo-se a essa reencenação ritual). A história do êxodo do Egito, conforme construída no texto bíblico acima, parece, nesse sentido, ser transmitida no contexto de um diálogo entre gerações que é despertado pelo questionamento das crianças.

Claramente, o ponto de contar a história do êxodo é trazer para o âmbito da consciência de uma geração posterior tudo o que aconteceu anteriormente, na época do próprio êxodo. Isto, aparentemente, é o que os rabinos queriam dizer quando ordenavam, em relação ao Sêder da Páscoa: “Em cada geração, somos obrigados a ver a si mesmo como se também tivesse saído do Egito”

A questão não é que os judeus das gerações posteriores experimentem diretamente o que seus antepassados ​​já haviam experimentado na época do êxodo. Isso seria impossível. Mas antes, a história do êxodo, contada pela geração anterior, deve tornar-se parte da consciência da geração posterior, que a geração posterior não poderia conceber de si mesma, como acontece, sem recorrer à compreensão de que sua presente existência e o caráter são, de algum modo, o produto dos eventos fatídicos que aconteceram anteriormente e que são subsequentemente contados e recontados ao longo das gerações.


MENDY TAL – Cientista político e ativista comunitário.

20
20