SÁBIOS E CIENTISTAS – RABINO NISSIM KATRI

337_história_3_1O estudo da Torá é tão necessário e tão urgente quanto o estudo das ciências seculares.


A história judaica é repleta de estudiosos da Torá que também são bem versados em outros campos do conhecimento. Torá e ciência não são incompatíveis e a oposição dos sábios a estudos seculares só aconteceu quando estes últimos foram introduzidos no ensino das escolas judaicas com a intenção de diminuir o estudo da Torá e impor uma maneira secular de vida aos jovens judeus.

Hoje em dia, quando não existe esta intenção, é louvável o estudo de uma profissão junto com o estudo da Torá.

Uma vez, um representante do movimento reformista que procurava se infiltrar nas escolas judaicas, argumentou com um dos rabinos sobre a necessidade de estudos laicos.

“Por que vocês se opõem tanto ao estudo da ciência? Por que não encontramos hoje pessoas como Rav Saadia Gaon, o Maimônides, o Nachmanides e outros que eram tão doutos nas ciências entre os sábios da Torá?”.

O rabino respondeu: “Eu também fiquei importunado com isto. Por que vocês se opõem tanto ao estudo intensivo da Torá? Por que não encontramos hoje pessoas como Rav Saadia Gaon, Maimonides, o Nachmanides e outros que eram grandes sábios de Torá entre os cientistas?”.

O estudo da Torá é tão necessário e tão urgente quanto o estudo das ciências seculares.

Shalom.


RABINO NISSIM KATRI – É emissário do Rebe de Lubavitch e diretor do Beit Chabad de Belo Horizonte/MG. Foi dos primeiros rabinos a serem ordenados no Brasil. Saiba mais.

www.chabadbhz.com.brchabad.bhz@terra.com.br

20
20