A ALMA E O CORAÇÃO JUDAICO – RABINO ARIEH RAICHMAN

340_história_2_1Quando você está cansado, confuso e emocionalmente esgotado, nunca é um bom momento para tomar uma decisão importante em sua vida.


Um dos ricos discípulos do Alter Rebe de repente encontrou grandes problemas financeiros, e veio pedir ajuda ao seu Rebe. Ele derramou seu coração e explicou sua situação. O Rebe respondeu: “Você está falando sobre o que precisa. Mas você não pensou para que é necessário”. Ao ouvir essas palavras, o chassid desmaiou. Quando ele voltou a si mesmo, dedicou-se à oração e estudo, ignorando todos os seus problemas.

Após restabelecer seu foco no judaísmo, o Alter Rebe mandou chamá-lo. Em audiência particular, o Alter Rebe disse ao discípulo: “Agora você aprecia a verdade de D’us… Você pode voltar para casa, você terá sucesso”. O homem voltou para casa e descobriu que havia uma maneira de resolver seus problemas. Em poucas semanas, sua situação financeira retornou ao excelente status. Uma vez que ele foi capaz de ver sua situação com diferentes “olhos”, ele encontrou a solução.

O Ramban afirma que, se uma pessoa tiver em dúvidas para tomar uma decisão, ele deve remover seu impacto emocional e pessoal da situação e ver a situação objetivamente. Desta forma, ele será capaz de tomar uma decisão clara sobre o que fazer (para cumprir a vontade de D’us). Como Moshe disse, “Qualquer assunto que seja difícil para você (juízes) resolver, traga para mim”. Quando você tiver uma dúvida, olhe para ela com a perspectiva de D’us, não com a sua.

Visitei recentemente um judeu de S. Paulo que vive no interior da Amazônia. Nós oramos, estudamos e conversamos por horas. Ele tinha muitas perguntas sobre o judaísmo que eu respondi, mas havia uma que não pude. Ele me perguntou: “Qual é o meu destino? É ficar aqui ou voltar para minha cidade natal?”.

Ele tinha motivos válidos para permanecer e razões válidas para ir. Alguns de seus amigos e familiares o aconselharam de um jeito e outros, de outro, o que o deixara ainda mais confuso. No entanto, notei que no fundo ele sabia a decisão correta que precisava tomar. Ele simplesmente não estava pronto para isso. Ele precisava remover todas as suas emoções e apegos para poder tomar a melhor decisão. Depois de discutir por um tempo, ele decidiu que precisaria viajar para outro lugar para olhar para sua situação objetivamente. Quando você está cansado, confuso e emocionalmente esgotado, nunca é um bom momento para tomar uma decisão importante em sua vida.

Para alguns de nós uma festa judaica nos ajuda a recuperar o foco e para outros uma sessão de oração é suficiente. Seja o que for para você, lembre-se que a resposta está em você: Em seu coração e alma judaica.

Shalom!


Rabino Arieh Raichman – Nasceu em Houston, Texas, e estudou em várias Yeshivot da Argentina, Brasil e Estados Unidos. Recebeu sua Smicha- Certificado de Rabino da Rabbinical College of America, e também é formado em Mohel. Desde 2009, juntamente com sua esposa e quatro filhos, é o emissário de Chabad em Manaus, Amazonas.

Beit Chabad Manaus – www.chabadmanaus.comchabadmanaus@gmail.com

20
20