AGENDA GC – O QUE HÁ DE MELHOR

Alguns dos mais importantes eventos estão aqui, como a exposição “O Passo da Liberdade” de Solly Kamkhagi, o lançamento do livro “Vida: Viagem sem Roteiro” de Felipe Daiello, a Campanha Charidy – Fundo 2020 de Bolsas de Estudo, o encontro para celebrar a obra do poeta Yehuda Amichai, o show dos ilusionistas brasileiros Henry Vargas e Klauss Durães no Teatro Folha, dentre outros. Veja aqui os detalhes.


SOLLY KAMKHAGI ABRE A EXPOSIÇÃO “O PASSO DA LIBERDADE”

341_fique_4_1

Sob curadoria de Saulo Di Tarso, Solly Kamkhagi (na foto com a esposa Dorli) abre no próximo dia 12 de setembro, quinta, às 18h, na Atma Galeria, a exposição “O Passo da Liberdade”. O endereço é Rua Harmonia, 95C, Vila Madalena, em São Paulo.

Solly Kamkhagi salta para o mundo transfigurado da realidade brasileira e urbana que as gerações atuais tão bem identificam como Street Art, como se o artista octogenário fosse um artista nascente, seis décadas depois de começar.

O artista de origem libanesa atravessa a rua, olha para a sociedade sem fronteiras, assume uma guerra do lado de fora que sempre o tomara por dentro e põe fim à sua própria falta de liberdade como pintor.

Crédito da foto: Glorinha Cohen


CAMPANHA CHARIDY – FUNDO 2020 DE BOLSAS DE ESTUDO

Dias 5, 6 e 7 de outubro haverá na Hebraica de São Paulo um plantão para angariar ajuda, quer seja como voluntário ou doador para o Fundo de Bolsas de Estudo para alunos das escolas judaicas. O projeto é coordenado por Elizabeth – telefone (11) 9-9946-2883, que também poderá dar maiores informações.

341_fique_4_2


FELIPE DAIELLO LANÇA “VIDA: VIAGEM SEM ROTEIRO”

341_fique_4_3Dia 13 de setembro ,17.30h, na sede da AGE, rua Valparaiso 287, em Porto Alegre, o consagrado escritor gaucho Felipe Daiello lança “Vida: Viagem sem Roteiro”, seu 14º livro, bem como na versão digital.

Quantas vezes já ouvimos dizer que a vida é uma peça de teatro? Após seu último lançamento literário há 2 anos, com a obra “Ventos do Deserto” (AGE, 2017 – 408p), o engenheiro e ex-professor da UFRGS, Felipe Daiello, modificou sua abordagem sobre uma de suas maiores paixões: VIAJAR. Com a temática de uma peça teatral, Daiello aborda em “Vida: Viagem sem Roteiro” (AGE,2019 – 286p) as fases da existência terrena formatada dentro de quatro atos e que são caracterizadas pelas fases lunares: Nova, Crescente, Cheia e Minguante, que interferem, comprovadamente, na vida de cada ser vivo; dos mares e oceanos e, também, no humor e na vida íntima.

Tendo como elo criativo as fases da Lua, a nova obra de Daiello faz uma alusão a outra publicação da mesma autoria” A Revolução dos Velhos”, (AGE, 2007 – 144p), onde as estações do ano definem os capítulos. Cada um equivale a ciclos de 22 anos, sendo possível uma “quinta estação”, que corresponderia ao último ciclo da vida humana, que vai dos 88 aos 110 anos. Neste livro, cada fase do satélite natural da terra representa um período da vida: a Lua Nova equivale a infância; a Crescente, a adolescência, enquanto a Cheia, a vida adulta (apogeu/sucesso profissional/constituição de família) e a Minguante (fase final – morte).

Conhecido por utilizar símbolos astrológicos e forças espirituais diversas, Daiello busca traduzir o real significado e, por meio da obra, orientar o leitor a planejar os passos que pretende dar, tendo como princípio um só, o de perpetuar sua história e deixar uma marca para a humanidade. O livro propõe a ideia de ser uma “bússola” para os caminhos da vida e se define como obra de orientação.

Dentro deste contexto, das fases lunares, Daiello divide com o leitor histórias como As Viagens de Odisseu; Colombo – o descobridor da América; a desmitificação da morte na cultura mexicana, a vida no entorno do caudaloso e gélido Danúbio, na Europa, o Bará do Mercado Público de Porto Alegre, marcado pelos mistérios do Paralelo 30, além de seguir sua obra com as Balzaquianas, de Honoré de Balzac e a ideia de finitude da vida, brilhantemente abordada pelo poeta Edgar Allan Poe.

Vida: Viagem sem roteiro – conta com poemas de Nelson Rech e arte de Nathalia Real. O prefácio é assinado por Antônio Soares.

Pronto para carimbar o passaporte e “viajar” com Daiello em mais esta aventura?

Objetivo do lançamento digital na Editora AGE

341_fique_4_3Tendo em vista a crise econômica e falências das livrarias tradicionais no Brasil, a editora AGE proporciona lançamento pioneiro como objetivo de abrir novo caminho para escritores iniciantes ou com poucos recursos. No dia 13 de setembro, Vida estará disponível em forma de e-book em todas as plataformas de comercialização como a Amazon, Kobo e demais redes O objetivo de capturar outro tipo de leitor também é importante no atual momento. A seguir, no modo tradicional impresso, Vida também será comercializado junto com outros livros do autor também na maneira tradicional, o que resultará em razoável desconto para todos os leitores.


DOS PROFETAS AOS POETAS

Na quinta-feira, 12 de setembro, o Instituto Brasil-Israel e a Congregação Beth-El promovem um encontro para celebrar a obra do poeta Yehuda Amichai. A leitura poética será feita por Joyce Niskier e os músicos Daniel Szafran e Marcio Besen performarão poemas musicados. O rabino Uri Lam e o professor Moacir Amâncio comentarão as leituras.

341_fique_4_4


ILUSIONISTAS BRASILEIROS ENCONTRAM DAVID COPPERFIELD EM LAS VEGAS

Henry Vargas e Klauss Durães e o mais importante mágico do mundo marcam presença no Magic Live, nos Estados Unidos

O Magic Live, evento que reúne os melhores mágicos do mundo na cidade de Las Vegas (EUA), também conta com representantes brasileiros entre seus convidados. É o caso dos ilusionistas Henry Vargas e Klauss Durães, que aproveitaram a oportunidade para conversar com a lenda da arte do ilusionismo David Copperfield. O mágico é o mais renomado da área e reconhecido mundialmente por suas incríveis apresentações.

Klauss Durães e Henry Vargas são conhecidos por fazer shows hi-techs, onde apresentam um novo formato de ilusionismo, que envolve inovação e muitos recursos tecnológicos, como realidade aumentada, hologramas e até drones. Mesmo com o olho no futuro, a dupla segue inspirada pelo artista americano.

“David Copperfield é uma referência para nós. Ele é a maior lenda da mágica no século 21, ninguém construiu algo como ele até hoje. Conversamos com o David sobre shows e business. Foi um prazer poder contar ao maior ilusionista do mundo um pouco sobre nós e a história que estamos construindo”, destaca Henry Vargas.

Os ilusionistas já se apresentaram na Europa, Ásia, China e Estados Unidos. Foram premiados em competições importantes no circuito dos mágicos. Henry foi campeão nos campeonatos de Las Vegas, nos Estados Unidos e Xangai, na China. Já Klauss conquistou reconhecimento relevante nos países latinos: Foi Bicampeão brasileiro, vice-campeão colombiano e bicampeão argentino de ilusionismo.

Os brasileiros estão no Brasil e irão apresentar um novo show chamado “Desafios Mágicos: Relatividades” no Teatro Folha, com um conceito inédito, no qual a tecnologia será peça fundamental do espetáculo.

Serviço

Espetáculo: “Desafios Mágicos: Relatividades”

Quando: até 27/09/19 – Às sextas-feiras, às 23h59

Local: Teatro Folha – Higienópolis – SP

Ingressos: www.desafiosmagicos.com.br


ENVELHECIMENTO NO SÉCULO XXI E NOSSOS DESAFIOS

14º Seminário da Terceira Idade acontece na Unibes Cultural,

no dia 25 de setembro

Evento contará com a presença de Célia Parnes,

Secretária de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo

A perspectiva do aumento da longevidade da população requer enfrentar grandes desafios e esse tema já está na pauta da comunidade judaica há muitos anos. Com o tema “Envelhecimento no Século XXI e nossos Desafios”, a Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp), por meio da Área da Terceira Idade, realiza o 14º Seminário da Terceira Idade, na quarta-feira, 25 de setembro, das 9 às 17h, na Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2.500 – Sumaré).

O evento, que acontece pelo décimo quarto ano consecutivo, visa capacitar e reciclar profissionais e voluntários da área, buscando a continua melhoria dos serviços oferecidos a esta crescente faixa etária, que é grande, e tende a crescer, como mostram todos os organismos de pesquisa nacionais e mundiais.

Na abertura do Seminário, que tem como público alvo profissionais, voluntários idosos, políticos, autoridades públicas e ONG’s que trabalham ou defendem as causas da terceira idade, haverá uma homenagem ao casal Anita e Carlos Schwartz pelos trabalhos desenvolvidos todos esses anos em benefício da comunidade judaica.

O Dr. Thomas Perlaky – Psicanalista e gerontólogo falará sobre “O Tempo e o Envelhecimento” e a Dra. Thais Ioshimoto – Geriatra e Nutróloga, sobre “Qualidade de Vida e Mudanças de Hábitos”. Também serão abordados outros temas como: Se reinventando após os 60; A fisioterapia pélvica na saúde íntima de homens e mulheres; Uma relação delicada: cuidador e o idoso; Intervenção não medicamentosa para aumentar a memória e concentração e Velhices em jogo: as interações sociais fortalecidas a partir dos jogos”.

A realização do 14º Seminário da Terceira Idade é da Federação Israelita do Estado de São Paulo em parceria com a Unibes e apoio da Congregação Israelita Paulista (CIP) e Sociedade Israelita Albert Einstein.

Ingresso solidário – Kit higiene (sabonete, pasta e escova de dentes e fralda geriátrica G ou GG, destinado aos projetos sociais d CIP e Unibes).

Informações: pelo telefone: (11) 3088-0111 ou por e-mail: terceiraidade@fisesp.org.br

341_fique_4_5INSCREVA-SE AQUI


EM 2019, O CENTRO DE ESTUDOS JUDAICOS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO COMPLETA 50 ANOS.

Reserve a data para celebrarmos juntos.

341_fique_4_6.

20
20