EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE…

E faz acontecer, como Lisa e Raymond Supino, Raquel Ferenczi, Carlos Alberto Sardenberg, Chelly Nigri, André Tal, Nelson Faria de Oliveira e sua filha Natália, Anita Rapoport, Prof. Helio Zylberstein, Jayme Blay, Tom Cazés de Barros, Livia Gersenzon, Caroline Schreiner Kapel, Myriam Glatt, Coronel Marcus Vinicius Gomes Bonifácio, Sergio Napchan, Leslie Kirshhausen Marko, Zeila Sliozbergas, Yael Sanderberg Esquenazi, Abraham Goldstein e Raphaella Burti, dentre outros.


MUNDO VERDE NA CARDOSO DE ALMEIDA

342_first_5_1No número 1372 da Rua Cardoso de Almeida, em Perdizes, São Paulo, os irmãos Lisa e Raymond Supino, e Raquel Ferenczi abriram a novíssima loja Mundo Verde,uma franquia que tem mais de 500 lojas espalhadas pelo Brasil. Especializada em produtos naturais, sementes, cereais e toda linha de produtos para aqueles que primam por uma saúde melhor e mais natural, é ideal para quem é celico, vegano, ou para quem precisa comer sem glútem ou lactose.


KNESSET ISRAEL COMEMOROU UM ANO DA NOVA SEDE COM PALESTRA DO JORNALISTA CARLOS ALBERTO SARDENBERG

342_first_5_2Integrantes da Sinagoga com Carlos Alberto Sardenberg

Para marcar um ano da inauguração da nova sede da Knesset Israel no Bairro de Higienópolis, o Centro Cultural realizou, no dia 02 de setembro, o 1º Meeting Empresarial com o jornalista Carlos Alberto Sardenberg, com o tema “Desafios e Oportunidades”.

Considerado um dos jornalistas de economia mais admirados do país, Carlos Alberto Sardenberg que é âncora do programa “CBN Brasil”, comentarista econômico do “Jornal da Globo”, da TV Globo, e do “Jornal das Dez”, da Globonews, fez uma análise sobre o panorama político e econômico brasileiro.

Sardenberg fez uma análise da economia mundial, onde destacou a China, como principal parceiro comercial do Brasil, seguida pelos Estados Unidos. “A América Latina está atrasada em relação ao crescimento mundial, por conta dos últimos acontecimentos na Venezuela e na Argentina, e em uma escala menor também do Brasil, que está passando por dificuldades e encontra-se com um nível de crescimento baixo”, destacou.
Segundo ele, o Brasil pós Dilma melhorou de maneira expressiva e a atuação da equipe econômica do governo gera uma expectativa positiva para a economia do país. O comentarista acredita que é bom sair da sequência de resultados ruins, mas avalia que o crescimento de 0,4% no PIB brasileiro é muito pouco para recuperar o que foi perdido nos últimos anos.

“A indústria melhorou, o consumo das famílias ainda não está forte, mas está positivo e vem aumentando todos os meses, mas para que haja um deslanche, tanto do investimento quanto do consumo, é essencial a recuperação da confiança”, finalizou o jornalista, que ao final da sua apresentação respondeu às perguntas do público que lotou a Sinagoga.


A ELEGÂNCIA DA CHELLY NIGRI

342_first_5_3Graciosa como ela só, a garota Chelly, filha de Loretta e neta de Sara e Salim Nigri, mostra a elegância que é marca registrada da família em sua primeira saída solo para ir à festa de Bat- Mitzvah das gêmeas Nicole e Rafaela Gora, realizada no Villagio JK.


JORNALISTA ANDRÉ TAL EM NAIROBI, NO QUÊNIA

342_first_5_4Para uma série de reportagens especiais para a TV Record, o jornalista paulistano André Tal esteve em Nairobi, no Quênia.


VISITANTES ILUSTRES NA HEBRAICA DE SP

342_first_5_5Visitando a Hebraica de São Paulo, o advogado luso/brasileiro Nelson Faria de Oliveira e sua filha Natália foram recepcionados pela Diretora do Espaço Lechaim, Anita Rapoport, e por Glorinha Cohen.


PROF. HÉLIO ZYLBERSTAJN ANALISA A TECNOLOGIA E O MERCADO DE TRABALHO EM EVENTO DA CÂMARA BRASIL- ISRAEL

342_first_5_6Prof. Helio Zylberstein e Jayme Blay

Considerada uma das principais vozes na análise do mercado de trabalho, o Professor Hélio Zylberstajn, participou do “Café com conteúdo” realizado pela Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria, com apoio do Cubo, onde aconteceu o evento.

Doutor em Relações Industriais pela University of Wisconsin – Madison, professor Sênior da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da FEA/USP e coordenador do Projeto Salariômetro da Fipe, o professor Hélio Zylberstajn, falou sobre “A tecnologia e o trabalho no futuro: novos desafios ou velhos problemas”.

O professor deu detalhes de como as inovações tecnológicas dos últimos 50 anos criaram as condições para alterações radicais nas formas de organizar e coordenar a produção. Segundo ele, a empresa vertical está sendo substituída pela rede horizontal de produção e as organizações hierárquicas e burocráticas deixaram de ser competitivas.

Para o presidente da Câmara Brasil-Israel , Jayme Blay, foi um grande prazer receber o professor Hélio Zylberstajn que trouxe seu conhecimento sobre a tecnologia e o trabalho no futuro. “Estamos vivendo uma era de muitas transformações e em uma velocidade muito grande. As relações de trabalho entre as empresas e seus colaboradores estão se alterando e precisamos estar atentos em como essas transformações impactam nas nossas relações de trabalho e estarmos preparados para a tomada de decisões”.


KKL BRASIL APRESENTA OS VENCEDORES DO CONCURSO DE DESENHOS “ISRAEL NAS ESTRELAS – UMA NAÇÃO DO FUTURO”

342_first_5_7l

Caroline Schreiner Kapel, do Colégio Israelita Brasileiro de Porto Alegre, Livia Gersenzon, do Colégio Renascença de São Paulo e Tom Cazès de Barros, do Colégio Liessin Sholem Aleichem Botafogo do Rio de Janeiro, foram os três primeiros colocados do tradicional Concurso de Desenhos realizado pelo KKL Brasil – Keren Kayemet LeIsrael.

Destinado a alunos de escolas judaicas esta edição teve como tema “Israel nas estrelas – Uma Nação do Futuro”. Os desenhos vencedores serão publicados no Luach 5780 do KKL Brasil.


MYRIAM GLATT ESTÁ EXPONDO EM BRASILIA

342_first_5_8A artista plástica Myriam Glatt está no Museu Correios Brasília com a Exposição Plano Pictórico Piloto com obras em papelão, jornais e caixas de fósforos reciclados e um painel inédito especialmente feito para a exposição, azulejos de madeira pintados com referencias e signos da capital (foto). A curadoria é de Ivair Reinaldim e fica aberta ao público até o próximo dia 6 de outubro,


NOVO ADIDO MILITAR EM ISRAEI – CORONEL MARCUS VINÍCIUS GOMES BONIFÁCIO

342_first_5_9O Coronel Marcus Vinicius Gomes Bonifácio assumiu a função de Adido de Defesa, Naval e do Exército junto à Representação Diplomática do Brasil no Estado de Israel, com sede em Tel Aviv, a partir de 30 de junho de 2019, pelo prazo de 2 anos. A cerimonia de passagem do cargo foi presidida pelo Embaixador do Brasil Paulo Cesar Meira de Vasconcelos, no Hotel Renaissance, Rua Ha Yarkon em Tel Aviv. Entre outras funções que serão desempenhadas por ele está a de coordenação dos trabalhos referentes ao acordo de cooperação na área de defesa que foi assinado em 31 de março desse ano pelo presidente Jair Messias Bolsonaro, assim como o memorando de entendimento em segurança cibernética. A assinatura dos acordos constitui-se em marco relevante nas relações bilaterais Brasil – Israel. O Cel tem muitos planos para a sua missão em Israel, entre as quais promover uma exposição sobre a contribuição judaica para o desenvolvimento do Brasil, bem como a ida de uma comitiva da Associação de Diplomados da Escola Superior de Guerra – ADESG para uma viagem de estudos a Israel.

Texto: Israel Blajberg


SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO E IDENTIDADE JUDAICA NORTE E NORDESTE MOVIMENTOU O FINAL DE SEMANA EM SALVADOR

342_first_5_10Sergio Napchan com os participantes do encontro

A cidade de Salvador sediou, de 23 a 25 de agosto, o 7º Seminário de Educação e Identidade Judaica Norte e Nordeste. O evento, iniciativa da Agência Judaica no Brasil, reuniu lideranças da comunidade da região, shlichim, representantes de diversas instituições e jovens de movimentos juvenis.

Na sexta feira, os participantes foram recebidos na Sociedade Israelita da Bahia (SIB) para um Kabalat Shabat, liderado pelo novo rabino da comunidade, Marino Del Prado, e um lindo jantar. Além do presidente da comunidade local, Miguel Kertzman, que deu boas vindas a todos, estavam presentes Nestor Kirchuk, presidente da Agencia Judaica no Brasil, e Sergio Napchan, diretor geral da Conib.

Durante o fim de semana, todo os participantes do seminário, inclusive alguns integrantes da comunidade baiana acompanharam as palestras, debates e as dinâmicas, em uma programação intensa, com discussões importantes e trocas de experiências.

O seminário é um marco relevante de trabalho para região. Nesta ocasião, os participantes são instrumentalizados com conteúdos importantes para o desenvolvimento de suas comunidades.

Esse ano, o seminário contou o apoio da Fundação Samuel Klein que ofereceu uma oficina de Design Thinking para os participantes com extensão de curso a distância de formação para os que de fato se interessarem. Além dos tradicionais apoiadores deste evento, esta edição recebeu também o apoio da família Pinheiro-Koren.

“A Conib apoia esta iniciativa desde a primeira edição, pois entende que é parte fundamental do nosso trabalho valorizar as iniciativas que fomentam o desenvolvimento comunitário em nossas federadas”, disse Sergio Napchan.


LANÇAMENTO DO PROJETO MERGULHO OCORREU NA TERÇA-FEIRA ÀS NOITE NA B´NAI B´RITH

342_first_5_11Leslie Kirshhausen Marko – Educadora e Responsável pela peça Mergulho, que lançou ontem, no evento, seu livro “Teatro de Sami Feder”, Zeila Sliozbergas – presidente da B’nai B’rith São Paulo, Yael Sanderberg Esquenazi – Diretora Executiva do Instituto Samuel Klein, Abraham Goldstein – presidente da B´nai B´rith Brasil e Raphaella Burti – Representante da Secretaria Municipal de Educação

Numa noite memorável e emocionante, foi lançada mais uma edição do Projeto Mergulho que, desta vez, contou com um apoio adicional muito importante: a Fundação Samuel Klein. O projeto já contava – e conta nesta edição também – com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.

Mergulho é voltado a professores e adolescentes do ensino fundamental e médio, com o principal objetivo de, por meio de oficinas e apresentação teatral, levá-los à reflexão coletiva, fomentando a tolerância e coexistência de identidades culturais, religiosas e étnicas distintas. São preparadas oficinas prévias com os professores da Rede de Ensino Municipal de São Paulo para elaboração dos materiais e dos temas a serem introduzidos em sala de aula com foco na motivação dos alunos. Num segundo momento, os estudantes e professores participam de uma apresentação seguida de debate com os atores da peça Mergulho e convidados a redigir uma redação.

O próximo passo do projeto é a preparação das oficinas e, logo depois, a série de 12 apresentações nos quatro CEUS em Direitos Humanos (Centro Educacional Unificado da Cidade de São Paulo) até o final do ano com o foco de se atingir 3 mil alunos e 250 professores.

20
20