EXPOSIÇÃO “BRASILEIROS EM ISRAEL”

O Museu Judaico de São Paulo teve seu projeto “Brasileiros em Israel” escolhido pela Federação Israelita do Estado de São Paulo, como um dos eventos comemorativos dos 70 anos de Independência do Estado de Israel.

“Brasileiros em Israel” foi idealizada como uma exposição itinerante para ir às bibliotecas municipais da Cidade. A primeira escolhida foi a Alceu de Amoroso Lima, em Pinheiros. Depois, foi para a Prestes Maia, em Santo Amaro, chegou à Affonso Taunay, na Móoca, Cassiano Ricardo, no Tatuapé, e Adelpha Figueiredo, no Pari. Com uma pausa, quando foi convidada pela Comunidade Shalom, comemorando a Independência de Israel.

Aberta no final de setembro, a mostra permaneceu até 20 de outubro na Galeria de Artes da Hebraica, mostrando brasileiros que tiveram e têm sua vida ligada ao Estado, do outro lado do mundo. A começar por D. Pedro II, hebraísta por excelência, chegando aos dias atuais, com os novos olim (imigrantes), que fazem de Ra’anana uma cidade quase brasileira. Passando por nomes como: Leon Feffer, Vitorio Corinaldi, Uron Mandel, Fiszel Czeresnia, David Perlov, Villa-Lobos, Oscar Niemeyer, Clarice Lispector, Moacyr Scliar, Nair Kremer, além de histórias dos movimentos juvenis Habonim Dror e Hashomer Hatzair, da ONG Gol da Igualdade e dos centros de Capoeira pelo país, mais a presença marcante na história de Bror Chail, o Kibutz Brasileiro, como ficou conhecido. Onde estão o Centro Cultural Oswaldo Aranha e a Casa Adoniran Barbosa, dois espaços que guardam objetos e lembranças de seus personagens.

Na Hebraica, a exposição foi enriquecida com duas obras de Portinari, gentilmente cedidas por um colecionador, “Café” e “Kibutz”, de 1956, que retratam momentos do Brasil e de Israel, onde o artista viveu mais de seis meses. Complementando essa história, um painel mostrou fotos de ontem e de hoje e um documentário, realizado em Bror Chail, por jovens. Outro destaque foram os livros em hebraico, traduzidos de escritores como Jorge Amado, Clarice Lispector, José Lins do Rêgo e outros.

A exposição “Brasileiros em Israel”, que tem a curadoria de Roberta A. Sundfeld, Linda D. Blaj e Tania P. Tarandach, seguirá sua trajetória pelas bibliotecas públicas, mostrando aos jovens fatos de ontem e hoje, que aproximam os dois povos em vários aspectos, entre eles a arte, a cultura, a música e o esporte.

Veja abaixo alguns flagrantes colhidos durante a palestra com Olivio Guedes, curador da mostra e diretor da Galeria de Artes A Hebraica.

344_hebraica_1_1

344_hebraica_1_2

344_hebraica_1_3

344_hebraica_1_4

344_hebraica_1_5

344_hebraica_1_6

344_hebraica_1_7

20
20