KOOLULAM, DE ISRAEL, VEM AO BRASIL PELA PRIMEIRA VEZ PARA SE APRESENTAR EM SP

O grande show do grupo que viralizou na Internet e já teve mais de 50 milhões de visualizações, está marcado para 1º. de dezembro, das 16h30 às 18h30, no Espaço de Eventos Parque Estaiada, e os ingressos já estão à venda.


344_fique_4_1Evento inter-religioso na Torre de David, em Jerusalém

Esse é um grupo que não é um grupo. E que fará um show que não é um show…Trata-se do Koolulam, “grupo” israelense que vem pela primeira vez à América do Sul, para se “apresentar” em São Paulo. O evento é um grande e incrível ensaio, de uma única música, cujo principal artista é, veja só!, o próprio público.

Não é um show, mas é um espetáculo! Uma catarse coletiva. Sem exageros, podemos dizer que a apresentação do Koolulam é uma experiência de vida. Em São Paulo, o evento acontece no dia 1º. de dezembro, das 16h30 às 18h30, no auditório Espaço de Eventos Parque Estaiada, à av. Ulysses Reis de Mattos, 230, com capacidade para três mil pessoas. O preço do ingresso é de R$ 186,00. Pode ser adquirido através do site koolulamsp.eventbrite.com.br ou pelos telefones 11-3042-4673 e 3042-0240.

Os portões abrem mais cedo. A partir das 14h30 o público tem opções de Food Truck, inclusive com comida Kasher (feita de acordo com os preceitos da religião judaica). Depois, a partir das 15h30, ao ingressarem no espaço do evento, as pessoas são classificadas em três “grupos vocais”: barítono, alto e soprano. Após essa classificação, todos ensaiam a música escolhida (ainda indefinida), que será brasileira, com arranjo instrumental e vocal inovadores. Os ensaios duram em média 60 minutos, sob a regência do maestro Ben Yaffet, acompanhado pela arranjadora vocal e maestrina Lilach Krakauer. O auge é quando toda a plateia canta junto. No show do Koolulam em São Paulo serão 3.000 vozes.

344_fique_4_2No show do Koolulam quem canta é o próprio público

O objetivo principal do Koolulam é reunir estranhos que não têm experiência em cantar e provocar um momento musical inovador, criativo, sensorial e inesquecível. Crianças, jovens, adultos e idosos tornam-se artistas. A apresentação materializa uma ideia central e coesa. Faz com que a interação e vivência através da música culminem em uma participação ao mesmo tempo individual e coletiva. “Os participantes passam por um processo criativo envoltos por um senso de união e pertencimento raramente alcançados em nossas vidas cotidianas”, diz o maestro.

A performance é filmada por uma equipe profissional com câmeras de cinema. O vídeo é posteriormente editado e disponibilizado gratuitamente na internet, de modo a inspirar mais e mais pessoas a se reunirem e a se tornarem um grande conjunto humano que compartilha uma realidade.

O começo de tudo

A ideia do Koolulam surgiu em 2017 quando o multicultural Or Taicher viu pelo YouTube cerca de 1.000 pessoas rezando juntas em voz alta no Muro Ocidental (também conhecido como Muro das Lamentações), em Jerusalém. Ele, que nada tem de religioso, viu na cena uma inspiração para transmitir uma mensagem de união, que lembrasse as pessoas sobre o que as unem ao invés do que as dividem e separam.

Pouco depois, a especialista digital e empreendedora Michal Shahaf, hoje gerente geral do Koolulam, uniu-se a Or Taicher para fornecer sua experiência na construção de um projeto. O maestro Ben Yaffet, que atua como diretor musical, é o terceiro fundador. Foi o 12º maestro procurado por Taicher. O primeiro que aceitou o desafio. Hoje, quem o vê no palco e nos vídeos não imagina o projeto sem ele.

O nome Koolulam vem de uma combinação das palavras hebraicas kulam (todos), kol (voz) e kululu (grito, uivo ou som de alegria emitido em momentos de alegria por pessoas das comunidades judaicas do Norte da África e Oriente Médio).

Os fundadores acreditam que reunir diversos membros da sociedade através desses eventos pode superar suas diferenças e ajudar a criar uma experiência mais unificada.

344_fique_4_3O maestro Ben Yafet

A convicção de Or Taicher, Michal Shahaf e Ben Yaffet tem se convertido em realidade. Em menos de três anos de existência, o Koolulam já recebeu três prêmios internacionais: o Asia Game Changer Award, o Jerusalem Unity Prize e o WhatsNext Musical Innovation Award, todos em 2018. O grupo teve mais de 50 milhões de visualizações online e se apresentou na África do Sul, Canadá e Estados Unidos, além de Israel. As milhões de visualizações refletem o papel inovador do grupo e a experiência coletiva do público: as pessoas adoram vivenciar, criar, cooperar e fazer parte.

Em um desses eventos, no dia 14 de fevereiro de 2018, na cidade portuária de Haifa, ao Norte de Israel, a música cantada em árabe, hebraico e inglês, por muçulmanos, judeus e cristãos, foi a versão israelense feita pelo cantor judeu-americano Matisyahu de “One Love”, de Bob Marley. (veja o link – https://www.youtube.com/watch?v=XqvKDCP5-xE).

O evento foi tão impactante que meses depois a canção foi escolhida para o World Radio Day (Dia Mundial do Rádio), criado pela Unesco, para ser transmitida no dia 13 de fevereiro de 2019 para mais de 2.000 estações em todo o mundo, dentro do tema “Diálogo, Tolerância e Paz”, escolhido para este ano.

“One Love” também foi cantada por judeus, muçulmanos e cristãos no dia 14 de junho de 2018, na Torre de David, em Jerusalém, concerto realizado em homenagem a Kyai Haji Yahya Cholil Staquf, secretário-geral da Nahdlatul Ulama, maior organização muçulmana independente do mundo, de origem indonésia, que conta com 60 milhões de membros. (veja o link – https://www.youtube.com/watch?v=TZzK29_V8jQ)

Na noite do evento acontecia o Eid al-Fitr, feriado que marca o fim do Ramadã, período muçulmano de jejum e introspecção. Staquf tinha visto um vídeo do Koolulam e contatou a organização para dizer que ele iria para Israel e queria fazer parte de um evento inter-religioso de música social. “Coincidentemente, a Torre de Davi e a Jerusalem.com

(um site que oferece visitas presenciais e virtuais a Jerusalém) queriam patrocinar tal evento. “Foi uma confluência incrível e se encaixou em nossa proposta de que cada pessoa possa fazer parte de nossos eventos, não importa de onde venha ou no que acredite. Contatamos grupos muçulmanos e cristão que poderiam estar interessados em participar. Felizmente todos eles vieram. E o que poderia ser melhor do que esse local histórico para abrigar pessoas de três religiões cantando juntas em inglês, hebraico e árabe?”, diz Shahaf.

Taicher acrescenta: “a música nos dá a oportunidade de transmitir uma grande mensagem para o mundo inteiro. Ajuda as pessoas a se comunicarem. Ela é uma linguagem internacional. Derrete o muro em volta dos corações e abre olhos e corações”.

“Participar dessa vivência no Brasil será uma experiência inigualável de lazer e consciência. Você se sente realizado individualmente e, ao mesmo tempo, parte de um todo. O evento é por enquanto o único no Brasil e abrirá uma turnê do Koolulam pela América do Sul e Central”, dizem Luisa Calderon e Jussara Gontow, diretoras do Studio.Z e da Pró Cultura Marketing Cultural e Eventos, respectivamente, empresas de produção cultural há mais de 20 anos no mercado que se uniram para trazer o Koolulam ao Brasil. De acordo com as empresárias, há cerca de dois meses, já foram vendidos 1.200 dos três mil ingressos.


Ficha Técnica

O que: Koolulam no Brasil

Data: 1º. de dezembro de 2019

Horário*: das 16h30 às 18h30 (horário de verão em Brasília). Os portões abrem às 14h30. Cada pessoa deve estar no local do “show” uma hora antes, para a classificação de sua voz.

Onde: Espaço de Eventos Parque Estaiada, à av. Ulysses Reis de Mattos, 230.

Lugares: três mil pessoas.

Idade: a partir de seis anos.

Entrada do estacionamento: av. Duquesa de Goiás, 571 (o estacionamento tem vagas para 300 carros).

Ingressos: Preço de R$ 186,00. Através do site koolulamsp.eventbrite.com.br ou pelos telefones 11-3042-4673 e 3042-0240.

*Não será permitida a entrada de ninguém a partir das 16h30.

**O ensaio e o canto são feitos em pé, próximos ao maestro, pela maioria dos participantes. Há 500 lugares em arquibancada para pessoas com necessidades especiais de mobilidade, gestantes, idosos e crianças com seus acompanhantes.

***Há pouco mais de dois meses do evento, já foram vendidos cerca de 1.200 ingressos.

****Todo participante do evento deve estar ciente de que ao comprar o ingresso permite que sua imagem seja gravada e veiculada nos vídeos e materiais do Koolulam.


Quem são os integrantes do Koolulam

Or Taicher, 33 anos, cofundador, diretor artístico e de criação do Koolulam. É o autor e criador da ideia para a formação do Koolulam. Taicher é artista, empreendedor social, roteirista, diretor de filmes e de teatro, graduado na Sam Spiegel Film School. Em 2002, aos 17 anos, conduziu a luta da comunidade de portadores de necessidades especiais em Israel. Em 2003, foi nomeado “Voluntário do Ano” pela B’nai Brith International. Teve papel fundamental em projetos sociais, como “Zikaron Basalon” (Memórias na Sala de Estar) e “Krembo Wings”. Or Taicher tem dirigido shows e curtas-metragens, assim como comerciais, para emissoras de televisão. Em 2018, sua série de comédia “Not Everything is Pink” atingiu sucesso nacional em Israel.

Michal Shahaf, 34 anos, cofundadora e diretora geral do Koolulam. É encarregada das atividades gerais do projeto. Ao final de 2016, Michal juntou-se a Or Taicher para contribuir com sua expertise digital e de empreendedora na construção do projeto social-musical, que mais tarde foi chamado de ‘Koolulam’.

Ben Yaffet, 27 anos, cofundador, maestro principal, diretor musical e criador de conteúdo do Koolulam. Ben Yaffet é nativo do bairro “HaTikva” em Tel Aviv e cresceu dentro do mundo da música, tocando piano desde bem jovem. Aos 19 anos, recebeu uma bolsa de estudos integral na Jerusalem Academy of Music. Aos 20, fundou a “VocaTikva” – um grupo à capela, que cresceu e transformou-se em um conjunto de apresentações de sucesso, com vários repertórios, que vão da música pop à música clássica, e em um movimento social sem fins lucrativos quer treina jovens por toda Israel para formarem outros grupos sociais à capela

Outros integrantes do “grupo” Koolulam

Yaron Eigenstein, 29 anos, diretor e arranjador musical. É compositor. Antes de juntar-se ao Koolulam, compôs e orquestrou músicas para vários estúdios, concertos e produções de palco.

Lilach Krakauer, 29 anos, arranjadora vocal e segunda maestrina do Koolulam. É também cantora e professora.

Yael Bechor Padan, 41, é produtora do Koolulam. Por mais de 20 anos, Yael tem dirigido artistas e produzido eventos e shows.

20
20