HUMILDADE E RESPEITO – RAV EFRAIM BIRBOJM

347_história_4_1O casal Stanford agradeceu, levantou-se e saiu, deixando o presidente confuso. De volta a Palo Alto, eles criaram ali a Universidade de Stanford, em homenagem ao seu filho, ex-aluno da Harvard.


Uma senhora simples, usando um vestido de algodão desbotado, e seu marido, trajando um terno velho, desceram do trem em Boston e dirigiram-se ao escritório do presidente da Universidade de Harvard. Eles vinham de Palo Alto, Califórnia, e não tinham marcado entrevista. A secretária achou que aqueles dois, com aparência de caipiras do interior, nada tinham a fazer em Harvard. Eles pediram para falar com o presidente.

– Ele vai estar ocupado o dia todo – respondeu rispidamente a secretária.

– Não tem problema, nós vamos esperar – responderam timidamente os dois.

A secretária os ignorou por horas, esperando que eles desistissem. Mas eles ficaram ali, e a secretária, um pouco frustrada, decidiu incomodar o presidente, embora detestasse fazer isso.

– Se o senhor falar com eles alguns minutos, talvez resolvam ir embora – disse ela.

O presidente suspirou, mas concordou. Alguém da sua importância não tinha tempo para atender gente deste tipo. Ele detestava vestidos desbotados e ternos velhos em seu escritório. Com o rosto fechado, foi até o casal.

– Tivemos um filho que estudou em Harvard durante um ano – começou a mulher, com humildade – Ele amava Harvard e foi muito feliz aqui. Porém, há um ano ele morreu em um acidente. Gostaríamos de fazer um monumento em honra dele em algum lugar do campus.

– Minha senhora – disse rudemente o presidente – não podemos construir uma estátua para cada pessoa que estudou em Harvard e morreu. Se o fizéssemos, este lugar pareceria um cemitério!

– Oh, não – respondeu rapidamente a senhora – Não queremos fazer uma estátua. Gostaríamos de doar um edifício a Harvard.

O presidente olhou para o vestido desbotado da mulher e para o terno velho do marido, e exclamou:

– Um edifício? Os senhores têm ideia quanto custa um edifício? Temos mais de sete milhões de dólares em prédios aqui em Harvard!

A senhora ficou em silêncio por um momento, e então disse ao marido:

– Se é só isso que custa para fundar uma universidade, por que não abrimos a nossa própria?

O marido concordou. O casal Stanford agradeceu, levantou-se e saiu, deixando o presidente confuso. De volta a Palo Alto, eles criaram ali a Universidade de Stanford, em homenagem ao seu filho, ex-aluno da Harvard.


RAV EFRAIM BIRBOJM – Mestre em Engenharia pela Escola Politécnica da USP, começou seu processo de Teshuvá (retorno ao judaísmo) aos 25 anos, através da Instituição “Binyan Olam”. Saiba mais.

Email: efraimbirbojm@gmail.com

20
20