SEIS COISAS QUE VOCÊ PODE FAZER SOBRE O CORONAVIRUS – POR RABBY MENDY KAMINKER

352_História_4_1Existe algo que podemos fazer sobre isso? A resposta judaica é: sim, sempre há algo para fazermos!


352_História_4_2
Não importa onde vivemos neste mundo cada vez menor, parece que todo mundo está pensando no coronavírus, ou COVID-19. No atacadista Costco, perto de minha casa, fui recebido por prateleiras vazias, com quase todo mundo estocando previamente itens essenciais. Disseram-me que a Shoprite e a Target estão enfrentando escassez semelhante.

Com o passar dos dias, o número de pessoas em todo o mundo afetadas por esse vírus está aumentando a um ritmo alarmante com algumas cidades inteiras em quarentena.

Existe algo que podemos fazer sobre isso?

A resposta judaica é: sim, sempre há algo para fazermos!

Deixe-me compartilhar alguns pensamentos e sugestões práticas à medida que enfrentamos esta epidemia juntos.

1. Siga as diretrizes de saúde
Por mais que seja senso comum, proteger sua saúde é uma mitsvá que devemos levar muito a sério. Portanto, siga as instruções das autoridades de saúde locais. Lave bem as mãos com sabão, também entre os dedos cuidadosamente. Se você suspeitar que você ou um algum ente querido foi afetado, entre em contato com seu médico.

E se você estiver em quarentena, adquira ou leve um laptop e um carregador para lhe fazer companhia.

2. Conhece alguém em quarentena? Alcançar!
O isolamento por um longo período de tempo é difícil para qualquer pessoa. Utilize toda a tecnologia para ajudar seus amigos e familiares.

Se você conhece alguém que está em quarentena, entre em contato! Ligue, envie um email ou uma mensagem de ânimo.

Seja um amigo, parente ou colega de trabalho que precisa ficar em casa, fale com eles. Diga que você está sempre pensando, rezando e torcendo por eles.

3. Verifique suas mezuzot
A Torá garante que, quando a casa de um judeu possui uma mezuzá na porta, o Guardião de Israel garante que o lar e todos os que vivem nele sejam protegidos. Seja em casa ou em outro extremo do mundo, no mérito dessa mezuzá, você tem a melhor rede de segurança ao seu redor.

Enrolado em um estojo especial, repousa um pergaminho com o Shema Yisrael inscrito por um sofer, escriba especializado. Com o tempo esse pergaminho pode ficar apagado ou apresentar algum defeito. É por isso que é costume dos judeus verificar as mezuzot de sua casa e escritórioa cada poucos anos, e especialmente em momentos em que a proteção é necessária.

Se você tem uma mezuzá, mas ainda não a checou recentemente, entre em contato com o seu rabino e faça a verificação imediatamente.

Quantas mezuzot uma casa requer? Basicamente, uma para cada entrada. O rabino também pode ajudá-lo a determinar quais umbrais das portas exigem uma mezuzá e onde essa mezuzá deve ser colocada.

4. Tenha fé, não tema
Sim, a preocupação é real. Mas a verdade é que só existe alguém que decide o que acontecerá conosco, e esse é o único Diretor que rege o céu e a terra. Confie que Ele é bom e tenha apenas bons pensamentos, e as coisas serão boas.

Passe algum tempo ponderando e verbalizando sua fé em D’us. Reze. Peça a Ele para proteger você e seus entes queridos, para que Ele envie a cura para o mundo inteiro. Então, tenha total confiança de que D’us ouve todas as orações que vêm do coração, e as suas também serão respondidas.

Um pouco de confiança em D’us também pode trazer ótimos benefícios colaterais! Veja isso na Clínica Mayo:

“A maioria dos estudos mostrou que o envolvimento religioso e a espiritualidade estão associados a melhores resultados para a saúde, incluindo maior longevidade, habilidades de enfrentamento e qualidade de vida relacionada à saúde”.

Como na maioria das situações, o medo não faz bem a ninguém. Mesmo uma pequena dose de fé tem um poder curativo incrível.

Leia: O que é Bitachon?

5. Dê Caridade
Isaías, o grande profeta da paz, comparou dar caridade a vestir uma armadura. Cada contribuição que você faz, por menor que seja, fornece outro escudo de proteção contra qualquer aflição. O Livro de Provérbios também nos diz que “a caridade salva da morte”.

O principal não é quanto você dá, mas com que frequência. Portanto, consiga duas caixas de caridade – uma para sua casa e outra para seu local de trabalho. Também pode simplesmente designar qualquer caixa como uma caixa de caridade.

Coloque uma moeda na caixa todos os dias da semana, bem como antes do acendimento das velas de Shabat nas tardes de sexta-feira. No seu local de trabalho, incentive outras pessoas a contribuírem também criando este hábito.

Não carrega dinheiro? Hoje, a maioria das instituições de caridade aceitam doações online. Existem até aplicativos para doação, incluindo aplicativos que direcionam fundos para instituições de caridade judaicas. Você pode criar o hábito de dar através de um aplicativo.

Leia: 15 Fatos Sobre Tsedacá Que Todo Judeu Deveria Saber

6. Seja Contagioso!
Por fim, vamos pegar uma página do manual deste vírus infeccioso. Ele está se espalhando, está separando pessoas e até fazendo com que suspeitemos uns dos outros.

Então seja um antivírus! Apenas adicionando um pouco de bondade e solidariedade ao mundo, você pode ser contagioso de uma maneira positiva.

Use sua rede social para espalhar palavras gentis, ações úteis e um pouco mais de amor e carinho para o planeta. E que nosso bem coletivo impeça a propagação de qualquer coisa negativa!

Esperamos e rezamos pela sua segurança e de seus entes queridos e de toda a humanidade. Que o Todo-Poderoso proteja a todos nós e envie a cura completa àqueles que precisam de cura. Que nosso mundo muito em breve encontre a cura definitiva para todas as doenças, para a paz verdadeira, e o bem coletivo, com a vinda de Mashiach, mais cedo do que possamos imaginar.


Mendy Kaminker – Rabbi at Chabad of Hackensack/USA

Nota – matéria publicada no www.beitchabad.org.br

20
20