DESCONFORTO ÀS MUDANÇAS – RABINO NISSIM KATRI

355_historia_3_1Seres humanos são criaturas de hábitos. Nós desenvolvemos uma rotina de fazer coisas de certa maneira e então as fazemos automaticamente sem muito pensamento ou esforço. Qualquer mudança de rotina requer esforço e isto tira parte de nosso conforto.

Faça este simples teste. Cruze seus braços ao redor do seu peito e note se você coloca seu braço direito sobre o esquerdo ou vice versa. Agora os descruze e volte a cruzá-los da outra maneira. Sua primeira reação será colocar eles de sua maneira habitual. Depois que você cruzou seus braços da maneira oposta ao habitual, fique sentado apenas por uns minutos. Você perceberá um sentimento incomodo, porque você assumiu uma posição diferente daquela a que você está acostumado.

Se algo tão trivial é desconfortável, imagine o desconforto de fazer uma mudança significativa no estilo de vida. Há uma grande resistência a fazê-la. Se as circunstâncias requerem mudanças, a psique humana frequentemente reage ficando resistente a estas circunstâncias.

A percepção de que nós devemos fazer uma mudança em nosso comportamento desperta tanto desconforto para os olhos, ouvidos e coração que eles simplesmente “desligam” as suas percepções. Infelizmente a realidade não vai embora até mesmo se acreditamos que ela não está lá.

O sábio deve carregar em sua mente que seus sentidos e seus pensamentos podem ser enganosos. Ele deve prestar uma atenção particular para aquelas coisas que era melhor que ele não fizesse e sempre estar monitorando seus sentidos e pensamentos e reagindo com flexibilidade às mudanças.

Esta mensagem é especialmente providencial as circunstâncias dos dias atuais onde se requere de nós mudanças bastante significativas em nosso estilo de vida.


RABINO NISSIM KATRI – É emissário do Rebe de Lubavitch e diretor do Beit Chabad de Belo Horizonte/MG. . Foi dos primeiros rabinos a serem ordenados no Brasil. Saiba mais.

www.chabadbhz.com.brchabad.bhz@terra.com.br

20
20