OLHE PARA MINHA GAIOLA – RABINO NISSIM KATRI‏

RABINO NISSIM KATRI


O sábio é feliz com o que tem e não inveja os outros.

 “Você olha para meu alimento, mas não olha para a minha gaiola” (Kohelet Rabá 11).

Este comentário é atribuído a uma ave numa gaiola. O pássaro selvagem ficou ciumento dizendo: “Que sortudo é você! Dão-te seu alimento diariamente, enquanto eu tenho que buscar o meu.”.

A ave engaiolada responde: “Que tolo é você que é invejoso de mim! Eu com prazer trocaríamos o meu alimento pela liberdade de voar livre pelo mundo”.

Existe um ditado popular que diz que se a vida de cada pessoa fosse colocada numa trouxa e as pessoas tivessem a opção de escolher qualquer trouxa que quisessem, cada um escolheria a sua própria trouxa.

Alguns podem não concordar com isto. Eles podem ser ciumentos dos muitos ricos que podem aproveitar de todas as luxúrias do mundo, enquanto eles tem que suar para a sua subsistência. Mas a verdade é que o ditado popular é verdadeiro.

Havia dois judeus imigrantes que vieram do mesmo vilarejo da Ucrânia, Moshé era um sábio comerciante que ficou rico, proprietário de uma cadeia de supermercados. Moshé sofria de úlceras estomacais, que para elas não havia nenhum tratamento efetivo. Chaim tinha um pequeno quiosque de venda de verduras.

Um dia Chaim disse a Moshé: “Você conseguiu se dar bem na vida, Moshé. Eu tenho que madrugar para conseguir produtos frescos. Eu fico em pé em minha loja até tarde da noite, e eu somente ganho o suficiente para ter pão preto e rabanete à mesa”.

Moshé que sua dieta consistia em um pouco mais de leite, biscoitos e banana amassada disse: “Você é um tolo Chaim”! Eu daria todas as minhas lojas para conseguir comer pão preto e rabanetes!

O sábio é feliz com o que tem e não inveja os outros.


RABINO NISSIM KATRI – É emissário do Rebe de Lubavitch e diretor do Beit Chabad de Belo Horizonte/MG. Saiba mais.

www.chabadbhz.com.br – e-mail: chabad.bhz@terra.com.br

20
20