ALEKSANDAR HEMON LANÇA LIVRO NO MIDRASH

181_fique_3.1

Dia 9 de julho, às 20h30, lança seu primeiro título de não-ficção e conversa sobre os desafios da criação literária em país estrangeiro.

Ele, que é da Bósnia radicado nos Estados Unidos, está confirmado para a Festa Literária Internacional de Paraty 2013.

ESPECIAL

OS LIVROS DA MINHA VIDA

Com ALEKSANDAR HEMON [Escritor]

Por Cristiane Costa

terça | 20h30 | gratuito

 

Em Os livros da minha vida, ele fala sobre Sarajevo, onde a vida de um garoto pode ser preenchida com o futebol de rua com as crianças do bairro, as disputas com sua irmã mais nova e os jogos de xadrez e as viagens ao exterior com o pai. Nesta cidade, a vida desse mesmo jovem poderia se resumir à negação das ambições dos mais velhos através da música americana, de uma poesia questionável e um jornalismo razoável. Mas, para Hemon, havia uma vida esperando em Chicago. De lá, sem poder voltar para casa, ele observava de longe a eclosão da guerra, acompanhando a fuga de seus pais, sua irmã e o cão da família, deixando para trás tudo o que um dia conheceram. Para o jovem escritor, era também tempo de começar uma vida nova e uma nova família na nova cidade.

Os livros da minha vida é uma canção de amor para duas cidades diferentes, e um relato comovente sobre laços de família, experiências devastadoras e paixões descompromissadas. Uma introdução perfeita a um dos grandes escritores contemporâneos, e um complemento à premiada ficção de Hemon, que já com seu livro de estreia, E o Bruno? (2000), atraiu a atenção da crítica ao falar sobre os anseios do homem em uma situação de exílio forçado. O segundo, As fantasias de Pronek, carimbou-o como um especialista no tema: a partir de um dos personagens do livro anterior, o alter ego Josef Pronek, ele contou os desencontros de um refugiado da Guerra da Bósnia em um país sedutor como os EUA, e o autor foi comparado a Joseph Conrad e a Vladimir Nabokov. Com O projeto Lazarus, Hemon confirmou seu talento para escrever sobre as dores acidentais. Escolhido pela New Yorker como melhor ficção de 2008 e finalista do National Book Award, O projeto Lazarusnarra a história de Vladimir Brik, um escritor bósnio atormentado pela crise de identidade que a condição de imigrante lhe oferece. E, na coletânea de contos Amor & obstáculos, Hemon flerta com a autobiografia para falar de um jovem escritor relembrando passagens de sua vida.

Aleksandar Hemon nasceu na Bósnia, em 1964. Em um intercâmbio nos EUA, em 1992, descobriu pela CNN o cerco a Sarajevo e decidiu permanecer no país. É autor de E o Bruno?, As fantasias de Pronek, O projeto Lazarus e Amor e Obstáculos,todos publicados pela Rocco. Foi ganhador da Guggenheim Fellowship, além dos prêmios “Genius Grant”, da Fundação MacArthur, e o PEN / W. G. Sebald Award. O livro das minhas vidas chega às livrarias no início de julho, pela Rocco.

Cristiane Costa doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisadora do pós-doutorado do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (Paac). Formada em jornalismo pela UFF, é professora e coordenadora do curso de Jornalismo da Eco-UFRJ. Foi editora do Caderno Idéias (suplemento literário do Jornal do Brasil), da revista Nossa História e do Portal Literal (www.literal.com.br), além de editora de não-ficção da Nova Fronteira. Coordenou a criação do curso de Publishing Management – O negócio do livro, da FGV. Foi curadora dos eventos Eu Vejo Novela e Laboratório do Escritor, no CCBB. É autora de ‘Pena de aluguel: escritores jornalistas no Brasil’, pesquisa premiada com a Bolsa Vitae de Literatura em 2001 e publicada pela Companhia das Letras. E ainda de ‘Eu compro essa mulher: romance e consumo nas telenovelas brasileiras e mexicanas’, publicada pela Jorge Zahar Editor. Para o público juvenil, escreveu ‘Amor sem beijo’ (Global) e ‘Coisas que eu diria a minha filha se ela topasse ouvir (Planeta Brasil e Oficina do Livro/Portugal).


 

Fonte: MIDRASH CENTRO CULTURAL

Rua General Venâncio Flores 184
Leblon Cep 22441-090 Rio de Janeiro
T (21) 2239-1800 | 2239-2222
secretaria@midrash.org.br
www.midrash.org.br

20
20