ZONA DE CONFORTO – AKIM ROHULA NETO

AKIM ROHULA NETO


Muito se fala sobre “sair da zona de conforto”, mas, como fazê-lo? Ocorre que muitas pessoas ficam na zona de conforto por dois motivos básicos (existem outros): medo e comodismo.

No caso do medo, este geralmente é uma defesa contra a mudança de hábitos e atitudes que a pessoa vai ter que desenvolver ao longo de sua nova jornada. A pessoa pode ter medo de não ter êxito, pode achar que os novos hábitos são inconvenientes – sendo uma questão das crenças e valores pessoais da pessoa, pode entender que está despreparada, pode ter tido experiências passadas negativas com o problema. A grande questão que se cria no medo é que as imagens de um futuro de insucesso são sempre mais fortes do que o que a pessoa realmente deseja.

Como eu trabalhei com o cliente no exemplo acima é importante perceber quais medos são “adequados” ou seja: elementos que são muito importantes para a execução do projeto e que a pessoa realmente tem dificuldades ou não sabe mesmo como realizar. No entanto a resposta mais adequada para o medo não é ficar paralisado nele, mas sim aprender como superá-lo. Assim cabe ao terapeuta e ao cliente o trabalho de investigar como superar os medos que são adequados.

Outro ponto que é importante é tornar mais impactante a imagem do que a pessoa tem a ganhar saindo da sua zona de conforto, ou seja, criar um foco nas metas e nos objetivos à serem atingidos ao final do processo. A grande diferença que se cria quando se pensa assim é que a seguinte: o que, antes, se tornava um medo que paralisava, quando temos o foco bem criado em nossos objetivos, se torna apenas um obstáculo a ser contornado com todo o cuidado para que nossos objetivos se realizem. No final a pessoa cuida melhor dela própria ao lidar com seus medos desta forma do que entrando em paralisia.

Assim, estas duas dicas para você que tem ficado desconfortavelmente na sua zona de conforto: pense muito mais no que você tem à ganhar e reflita sobre como superar os “medos” tornando-os meros obstáculos entre você e o seu desejo maior.


AKIM ROHULA NETO – Atua como Psicólogo Clínico com psicoterapia individual, de casal e família. Saiba mais.

20
20