EVENTO “ORIENTE MEDIO – CRISE E ESPERANÇA”‏

A ousadia dos empreendedores do evento, Hillel Rio (comemorando os 10 anos) e Rua Judaica (comemorando os 7 anos), proporcionaram aos presentes um debate rico em informação, cultura e inteligência.

O público presente, que lotou os 1.000 lugares dos dois andares do Teatro Oi Casa Grande no Leblon- RJ, manifestou seu entusiasmo pelos convidados em repetidos aplausos que comoveram os depoentes.

Vindos diretamente de Nova Iorque, Caio Blinder e Gustavo Chacra; direto de Veneza, via Skype, Diogo Mainardi, além de Rodrigo Constantino, foram os expositores, com mediação de Osias Wurman. Os debatedores foram Paulo Geiger, Jaime Spitzcovsky, Michel Gherman e Tamara Salgado.

Destaques das falas:

CAIO BLINDER – “O sonho de Herzl só fará sentido se Israel mantiver os dois componentes básicos do seu DNA: o seu caráter judaico, e o caráter sionista”.

DIOGO MAINARDI – “Discordo da tese de dois estados para dois povos. Tem que ter três estados para dois povos. Na prática, os palestinos já estão divididos fisicamente e ideologicamente. Já não são mais a mesma coisa”.

GUGA CHACRA – “Não é que as pessoas gostem da ditadura militar do general Sissi, ou do Assad, que é popular em Damasco. Pinochet tinha popularidade no Chile porque os chilenos temiam os comunistas, assim como na Síria, os cristãos sírios temem que, com a queda de Assad, vá acabar o cristianismo na Síria com esta oposição ligada à Al-Qaeda”.

RODRIGO CONSTANTINO – “Israel representa a prosperidade, o sucesso, a liberdade e, talvez, seja por isto tão odiado pelos vizinhos atrasados”.

Os palestrantes responderam as perguntas do mediador Osias Wurman e dos debatedores, além de um convidado da platéia, o jornalista Merval Pereira da Globo News TV, jornal O Globo e Radio CBN.

Os palestrantes e o moderador receberam uma placa comemorativa do evento em agradecimento à participação.

Entregaram as placas Ricardo Levy, presidente do Hillel, Evelyn e Rosinha Cohen, diretoras ativistas do Hillel, Carla Catran, diretora-geral do Hillel, Hillel Pichiotto, diretoria do Banco Safra e Nelson Cuptchik da DeMillus.

20
20