GASTROMONIA COM SAÚDE – ZIVA BAHBOUTH

ziva

O salsão é pouco calórico, mas é rico em minerais, como o potássio e o cálcio. E aqui tem uma receita de bouchées de salsão com queijo roquefort.


 SALSÃO

204_Sabores_1.2

Benefício saúde

O salsão é pouco calórico. Por outro lado, é rico em minerais, como o potássio e o cálcio, que associados à vitamina C, combatem o cansaço.

Como escolher

Compre o salsão firme, com galhos que ao quebrar apresentem-se úmidos, e folhas com uma coloração bem definida. A raiz de salsão, eve ser pesada, mas não muito grande, e sem manchas escuras.

Como conservar

Quando guardado por alguns dias no refrigerador, ele deverá ser embalado em razão do seu odor.

Você sabia?

Por ser rico em fibras, o salsão é recomendado em casos de constipação, e mais particularmente a raiz de salsão*, por ser menos indigesta que o salsão comum. O salsão não deve ser consumido por pessoas que sigam dietas que restrinjam o consumo do sal, em razão de seu elevado teor de sódio.


BOUCHÉES DE SALSÃO COM QUEIJO ROQUEFORT

204_Sabores_1.1

MODO DE FAZER

1. Prepare primeiro o creme roquefort. Corte-o em pedaços, coloque em um prato fundo e esmague com o garfo. Adicione pouco a pouco o creme de leite fresco e continue a misturar até que ele se incorpore perfeitamente ao queijo. Experimente e eventualmente tempere. Passe este creme para uma tigela, cubra com filme alimentar e coloque no refrigerador durante 1 hora para que fique firme.

2. Tire as folhas exteriores dos pés de salsão deixando somente as partes mais macias. Separe umas das outras, corte a base dura e a extremidade dos talos, depois retire todos os fios fibrosos. Lave-os e enxugue-os.

3. Tire o creme roquefort do refrigerador e com ele preencha o interior da parte branca do salsão. Recorte os talos assim recheados em pedaços e disponha-os em uma travessa. Coloque no refrigerador por uma hora.

4. Sirva como entrada em um bufê ou acompanhando um prato de queijos.

 

Informações dietéticas:

Você pode associar esta receita com outros pratos à base de queijo, pois o roquefort aqui utilizado não cobre nem a metade do aporte médio de cálcio necessário ao organismo, ou seja 30 a 40g por dia.


ZIVA BAHBOUTH – Faz pesquisa permanente de assuntos relacionados com uma alimentação saudável. Saiba mais.

zivaba@hotmail.com

20
20