LIVROS – LANÇAMENTOS

 “ENSINAR A LEMBRAR”- DE ALEXANDRE LEOPOLD BUSSE E GISLAINE GIL
“150 SONETOS & 1 SONETÃO” – DE JOSÉ ZOKNER (JUCA)
“REENCONTRO” – DE DENISE KUSMINSKY
“ABRINDO OS OLHOS” – DE PAULO MARON


“ENSINAR A LEMBRAR” – DE ALEXANDRE LEOPOLD BUSSE E GISLAINE GIL

205_Fique_3.1

Gislaine Gil e Alexandre Leopold Busse produziram um guia prático para ajudar a reconhecer e melhorar problemas de memória.

Esquecer nome de pessoas é normal? Não se lembrar de dar um recado é comum? E repetir várias vezes o mesmo assunto? Essas e outras queixas sempre trazem muitas dúvidas na distinção do que é normal e do que é representativo de uma doença. Com certeza, distinguir não é uma tarefa fácil.

É o que apontam os autores do livro “Ensinar a lembrar”, de Gislaine Gil e Alexandre Leopold Busse, editado pela Casa Leitura Médica. Trata-se de um guia, escrito para ajudar a reconhecer, por meio de uma testagem rápida, pessoas que supostamente possam ter queixas de memória patológica.

Segundo os autores, o guia ajudará a criar estratégias cognitivas para contornar ou minimizar os problemas de memória decorrentes de várias doenças ou mesmo devido ao envelhecimento normal.

A obra assinala que cuidar de quem cuida também faz parte do sucesso na melhora da qualidade de vida da pessoa com problemas de memória. Muitas enfrentam ansiedade e angústia em relação ao futuro, ou pela vigilância que devem manter sobre a pessoa com comprometimento. Logo, mudanças comportamentais serão sugeridas para o cuidador saber o que fazer em situações em que a pessoa que está sendo cuidada repete várias vezes a mesma pergunta ou resposta. O cuidador será levado a preencher uma breve escala para verificar se seu estresse é patológico e receberá informações sobre como melhorar sua qualidade de vida.

Não foram deixados de lado na obra temas como doença de Alzheimer e o estágio que a precede, que é o comprometimento cognitivo leve. Foram abordados exames para diagnóstico, tratamento e dúvidas se a pessoa com Alzheimer pode dirigir. Ao final, o guia traz uma visão otimista nos estudos de neuroplasticidade, que é a matéria-prima atual das neurociências, para a criação de novas estratégias no tratamento de pessoa com dificuldade de memória.

OS AUTORES

205_Fique_3.2

Gislaine Gil é neuropsicóloga pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq-HC-FMUSP), titulo de especialista em Neuropsicologia pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP), integrante da equipe do check-up da Maturidade do Fleury e do Instituto de Geriatria do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, mestranda em Gerontologia Social pelo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É autora do livro “Memória: tudo que você gostaria de saber, mas esqueceu de perguntar” e idealizadora e coordenadora do Vigilantes da Memória (www.vigilantesdamemoria.com.br).

205_Fique_3.3

Alexandre Leopold Busse, doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Geriatra do Serviço de Gerontologia do Hospital Sírio-Libanês. Médico Assistente do Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Pesquisador do Ambulatório de Memória do Idoso do Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Titulo de Especialista em Geriatria e em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Diretor Clínico da Clínica Cuidar de Você (www.cuidar de você.com.br).

Maiores informações podem ser obtidas com Gislaine Gil pelo e-mail: neuropsicologa.gislainegil@gmail.com.


 “150 SONETOS & 1 SONETÃO” – DE JOSÉ ZOKNER (JUCA)

O segundo livro deJuca Zockner

José (Juca) Zokner lançou esta semana em Curitiba, Paraná, seu segundo livro intitulado “150 Sonetos & 1 Sonetão (Pseudos)”, com um rico vocabulário da língua portuguesa.

Como o próprio título indica, trata-se de sonetos que, por não seguirem as suas regras ortográficas, foram justificadas com a palavra “pseudos” para, segundo o autor, “livrar a sua cara das críticas dos críticos e dos leitores”. O sonetão, como é apresentado no livro, é nada mais nada menos “a invenção de estrofes também livres em dobro, inclusive no título”. Assim, passaram de quatro, quatro, três, três estrofes para oito, oito, seis, seis.

Juca dedicou o livro para suas filhas e netos e para os seus gurus (in memoriam) Millôr Fernandes, Mario Benedetti, Mário Quintana e Cláudio Seto, que havia ilustrado o seu primeiro livro Rimas Primas & Outras Constatações, publicado em 2004.

O novo livro, chama a atenção, dentre outros, a três pseudos sonetos, inspirados em um soneto do uruguaio Mario Benedetti que usou nomes de autores famosos, cidades e países. O autor, utilizando algo similar com o seu estado, o Paraná, cita algumas cidades e as pessoas lá nascidas, os que vivem e também os que lá viveram. Muitos dos sonetos são de cunho erótico e o autor, com a irreverência que lhe é peculiar, dedicou “para alguma musa inspiradora de um passado longínquo que já não emerge da memória”.

Como no seu livro anterior, Juca pretende induzir ao riso, à reflexão e aborda também aspectos sociais, políticos, fazendo referência a um personagem vaidoso, convencido e obcecado por sexo, criado em seu blog. Evidentemente, a ele cabe a maior parte dos sonetos eróticos…

Cada soneto (ou melhor, pseudo-soneto) tem uma ilustração do curitibano Tadao Miaqui e a capa contou é do consagrado Edgar Vasques, autor, dentre tantas das suas criações, do antológico personagem Rango, de forte apelo social. Segundo o blog de Zokner, o Rimas Primas, atualizado semanalmente, suas obras sempre são escritas na companhia de seus cachorros vira-latas e seu inseparável chimarrão.


“REENCONTRO” – DE DENISE KUSMINSKY

205_Fique_3.5

Na década de 1970, uma jovem paulistana de classe média engravida e o pai da criança se esquiva da responsabilidade, sugerindo que a moça faça um aborto. Empenhada em preservar a vida do filho a qualquer custo, ela se vê obrigada a entregar o bebê a outra família. A ligação entre mãe e filho poderia ter terminado assim, mas quis o destino que seus caminhos voltassem a se cruzar. No livro Reencontro, Denise Kusminsky conta detalhes dessa história. Um relato emocionante de mágoa, solidão e silêncio, mas também de luta, perseverança, intuição e amor.

Trata-se de um desabafo e de um meio de organizá-la em meu coração, além de ser um legado para que meus descendentes conheçam a minha versão de acontecimentos ocorridos tão precocemente na minha vida, mas que me acompanham até hoje”, afirma a autora, que escreve desde criança.

Denise passou a infância lendo contos de fadas, escrevendo diários, infinitas cartas e textos em pequenos jornais. “As palavras sempre me acompanharam”, conta. Mas escrever a própria história não foi fácil, pois precisou mexer na ferida e fazê-la sangrar, e lidar com todas as arestas envolvidas exigiu muito equilíbrio e jogo de cintura.

“Porém, minhas companheiras de vida, as palavras, foram tomando forma e conseguiram me levar até o fim, para que eu respirasse aliviada e feliz”, complementa. Movida pela coragem e pelo incentivo de várias pessoas, ela transformou as palavras nas tradutoras do seu sentimento. “Reencontro nasceu, inesperado e bem-vindo – um presente de Deus”, diz a autora.

Para saber mais sobre o livro, acesse: http://www.gruposummus.com.br/gruposummus/livro/1334/REENCONTRO

A AUTORA

205_Fique_3.6

Denise Kusminsky é paulistana. Fromada emm Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP), trabalhou vários anos como pedagoga, especializando-se em educação infantil. Mais tarde, fez pós-graduação em Publicdade e Marketing epla Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e, junto com o marido, passou a atuar no ramo de confecções. Hoje se dedica ao desenvolvimento de produtos têxteis e à área de vendas. Voluntária da UNIBES, Denise é mãe de cinco filhos e avó de três netos. Apaixonada pela escrita, tem entre seus hobbies a dança.


“ABRINDO OS OLHOS” – DE PAULO MARON

205_Fique_3.7

Paulo Maron lança o livro digital “Abrindo os Olhos” – Volume I, um Guia para quem quer saber mais sobre a pintura e a arquitetura moderna. A obra faz um apanhado histórico da arte moderna, a partir dos impressionistas (o período de transição), até os anos 70, com uma linguagem simples e ilustrado por fotos.

Maron explica e mostra os movimentos artísticos no decorrer do século XX, relacionando-os dentro de um contexto social e político. O Volume I vai do final do século XIX aos anos 20, dividido em: A transição para a Pintura Moderna; A transição para a Arquitetura Moderna; A Pintura nas primeiras décadas do século XX; A Arquitetura nas primeiras décadas do século XX.

“Abrindo os Olhos” – por Paulo Maron

Você provavelmente já foi a uma exposição de arte moderna e viu pinturas e esculturas com figuras humanas distorcidas ou figuras totalmente abstratas. Viu e ouviu comentários do tipo “Mas que coisa estranha!”, “O que significa essa pintura?”, ou ainda “Porque esse pintor é considerado gênio?”, “Meu filho de cinco anos faz dez iguais a esse”. Talvez você tenha até pensado as mesmas coisas, mas não se constranja. Tais comentários são perfeitamente normais, e pode ter certeza que muitos dos que consomem arte e freqüentam exposições, não compreendem a arte moderna.

Percebendo cada vez mais esse fato, decidi escrever esse livro, que é dedicado à pintura e arquitetura do século XX. Porque também arquitetura? Porque sempre senti que as pessoas não notam a variedade de projetos arquitetônicos e a mistura de estilos com os quais convivemos diariamente. O outro motivo é que acho difícil falar de arte isoladamente, pois todas as artes caminham juntas, influenciadas pelo meio social em que os artistas vivem.

Este livro não tem a pretensão de ser um livro de história da arte moderna, mas sim dar um panorama geral, como um guia. Portanto, ao lê-lo imagine como se estivesse andando por uma galeria ou pelas ruas, com alguma pessoa lhe chamando atenção para certos detalhes das obras que você verá. Tudo isso tem o objetivo de dar a você uma base melhor para que possa ampliar ainda mais seu conhecimento com leituras posteriores de livros mais aprofundados, tanto sobre pintura como arquitetura do século XX.

Como adquirir: http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/5987202

20
20