BOM ANO NOVO – ELIAS KNOBEL*

ELIAS KNOBEL 1


Talvez, a melhor designação e votos que podemos oferecer aos nossos amigos é ter um bom ano.

Assim é que se deseja na tradição judaica, o Shaná Tová, que significa literalmente um Bom Ano, deixando que o “Feliz Ano” seja uma conquista intrínseca de cada um.

image001
É tão comum nesta época do ano, em que resplandecem a natureza e as virtudes de um país tropical como o nosso, comemorarmos a passagem para um novo ano. Logo após as festividades de Natal e de Hanukkah, todos se preparam para as tradicionais celebrações entremeadas por trocas de mensagens desejando um Feliz Ano Novo. É como diz o tradicional refrão: “Um feliz ano novo com muito dinheiro no bolso e saúde para dar e vender”.

O que na verdade significa um “feliz ano”? Será que o ano que passou foi tão ruim assim? Qual é o conceito de felicidade? Quem ganha numa loteria ou consegue amealhar uma grande quantidade de dinheiro pode se considerar feliz? Muitas pessoas se sentem infelizes porque têm uma dorzinha aqui, um mal estar acolá, alguns desconfortos mal definidos… Outros, mesmo submetidos às mais diversas intempéries da vida, se consideram agraciados. Como Einstein já dizia: “Tudo na vida é relativo”. Aquele indivíduo que passou por um tratamento de uma doença grave e que se recuperou e está lúcido, consciente, com todas as suas funções intactas, transborda em sorrisos e considera-se a pessoa mais abençoada do mundo.

Outros, mesmo não tendo recursos até mesmo para comprar um panetone, se consideram felizes e estão sempre alegres e contentes. Há indivíduos, porém, que conseguiram amealhar fortunas e se mostram tristes, angustiados, sempre procurando conquistar posições de destaque e mantendo aquela ansiedade para, a qualquer custo, incrementar cada vez mais suas riquezas.

Eu mesmo conheço muitos com esse tipo de comportamento e que seguramente serão fortes candidatos para conquistar a o titulo de “o mais rico do cemitério” .

Parece que em nossas vidas é importante passar por certos obstáculos e perceber que os cabelos brancos que vão aparecendo trazem um pouco da experiência adquirida. Agora na “flor da terceira idade” entendo bem, como profissional da saúde, o que significa ter aquela dorzinha nas costas ou aquela noite mal dormida… E o caminhar por trajetos íngremes, sentindo o significado do “suspiro da ladeira”.

Talvez o maior fator para nos manter felizes é ter a consciência de que estamos agindo honestamente e corretamente, seguindo sempre os verdadeiros princípios e valores que enaltecem o ser humano. A felicidade é um conceito intrínseco e que não depende tanto desses fatores materiais apontados. Talvez, a melhor designação e votos que podemos oferecer aos nossos amigos é ter um bom ano. Assim é que se deseja na tradição judaica, o Shaná Tová, que significa literalmente um Bom Ano, deixando que o “Feliz Ano” seja uma conquista intrínseca de cada um.

Dessa forma meus amigos, desejo a vocês um “Bom Ano”. E que 2014 seja caracterizado por muitas alegrias e realizações junto aos seus amigos e familiares.


*ELIAS KNOBEL – É médico cardiologista, diretor e fundador da CTI do Hospital Israelita Albert Einstein, do qual foi vice-presidente de 1972 até 2009, e Professor de Medicina Interna na UNIFESP – Universidade Federal do Estado de São Paulo desde 1971.

20
20