VERÃO AUMENTA INCIDÊNCIA DE DOENÇAS NOS OLHOS

208_medicina_3.1

Em pleno verão, muitos brasileiros ainda não se protegem de forma adequada. Para curtir praias e clubes, sempre lotados nesta época do ano, é necessário adotar algumas medidas para evitar o sol e suas consequências.

Todos querem um bronzeado bonito, mas se expor ao sol sem protetor solar e óculos escuros pode resultar em problemas graves para a saúde. Pesquisas recentes revelam que 47% dos brasileiros acham que óculos de sol não protegem contra doenças oculares e que 32% não utilizam o artigo.

Especialistas ressaltam que o problema mais comum causado pela exposição solar sem óculos é a fotoceratite, inflamação temporária da córnea que deixa os olhos vermelhos e irritados cujos sintomas desaparecem em 24 horas. Contudo, as células danificadas pela fotoceratite não se regeneram, o que, a longo prazo, pode comprometer a visão. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) 5% dos casos de cegueira são causados por opacidades na córnea que podem estar associadas a repetidos quadros de fotoceratite.

O sol pode causar, ainda, manchas de senilidade que podem resultar em câncer. A falta de proteção UV no verão também aumenta os casos de pterígio, membrana que cresce na conjuntiva em direção à córnea, confundida com catarata por muitas pessoas.

Fonte: Eutropia, 06 de dezembro de 2013

Veja mais:

Sol aumenta riscos de doença na retina que leva à cegueira. Leia em Boa Saúde

Adultos devem ser encorajados a usar proteção solar mesmo em dias nublados. Leia em Bibliomed

 

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.


Fonte: www.boasaude.com.br

20
20