DR. JOSÉ PINUS AUTOGRAFA LIVRO NO HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN

212_fique_3

“O Caminho que Percorri – Memórias de um Cirurgião Pediátrico” é o nome do livro de autoria do Dr. José Pinus, que será lançado em São Paulo no próximo dia 2 de abril, à partir da 11h, no Anfiteatro do Hospital Israelita Albert Einstein, pela Editora Atheneu.

Prefaciado pelo Dr. Cláudio Luiz Lottenberg, presidente do Albert Einstein, sobre a obra ele diz: “Pinus conta as dificuldades de um jovem que necessitava vencer e não teria oportunidade se não fosse por seu mérito. O que desejo mencionar é que, após ler algo tão rico, tão cheio de detalhes e histórias bonitas, me identifico ainda mais com meu amigo e professor José Pinus. Este material retrata a vida de um vencedor. Homem bom e ambicioso pelo conhecimento, Pinus traz aqui uma história maior que ele mesmo e ensina, com suas apalavras sábias, o caminho do crescimento, da maturidade e do envelhecimento com profundo equilíbrio”.

Sobre o Dr. José Pinus

Nascido no Rio de Janeiro, no subúrbio de Cascadura, em 3 de maio de 1927, ele é um dos mais respeitados profissionais na área médica brasileira e cativa também pela grandeza do ser humano que é: simples, afável e sempre disposto a ajudar e a ouvir as pessoas. A exemplo de outros filhos de imigrantes (seus pais vieram da cidade de Hotin, na Bessarábia, (hoje Moldávia), o Dr. Pinus estudou em escola pública, no bairro do Bexiga, e apesar de ter ganho uma bolsa do Colégio Dante Alighieri, preferiu cursar o ginásio Oswaldo Cruz e o científico no Colégio Pan Americano. Em 1944, entrou para a Escola Paulista de Medicina, formando-se em 1949. Desde 1945 passou a ser monitor de Anatomia e durante o curso médico escreveu 9 trabalhos, um dos quais mereceu o 1º Prêmio do Congresso dos Estudantes.

E sempre com louvor, na carreira universitária fez tese de Doutoramento, Livre Docência e Professor Titular. Foi ele quem criou, em 3 de outubro de 1973, a Disciplina de Cirurgia Pediátrica da Escola Paulista de Medicina, sendo seu primeiro professor titular. Ganhou quatro prêmios nacionais dos mais importantes na sua especialidade e homenagens de várias turmas da Escola Paulista de Medicina. Em 2001, recebeu o título de Médico do Ano outorgado pelo Capítulo Brasileiro da Associação Médica de Israel.

20
20