HORA DE FESTA: PESSACH ESTÁ CHEGANDO – RABINO KALMAN PACKOUZ

Rabino Kalman Pa


Pessach está chegando! Os dois Sêders serão no dia 14 de abril, segunda-feira à noite e no dia 15, terça-feira à noite. É hora de pensar em como fazer um Seder mais agradável e efetivo, criando uma experiência familiar entusiasmante. Há 3 tipos de pessoas: aquelas que fazem as coisas acontecerem, aquelas que ficam assistindo as coisas acontecerem… e aquelas que perguntam: “O que aconteceu?” O tipo de Seder que teremos depende apenas de nós e depende do que faremos começando de AGORA! Que o nosso Seder possa ser mais do que – “Eles queriam nos matar. Nós vencemos. Vamos comer”.

O Seder deve ajudar nós e a nossos filhos a nos sentirmos positivamente sobre sermos judeus. Entretanto, não podemos transferir nossos sentimentos por osmose. O que sim podemos é criar uma atmosfera e uma oportunidade que gerem sentimentos positivos. Todos com quem conversei, que adoram e se orgulham de serem Judeus, relembraram seu avô na ponta da mesa de Shabat ou de sua avó acendendo as velas de Shabat… e do Seder. Todos nós somos um elo nesta corrente!

Como Posso Tornar Meu Seder Mais Agradável, Criativo E Significativo?

Lembremo-nos de que o Seder é para as crianças, para transmitirmos a nossa história e a nossa abordagem de vida. Temos de fazê-lo de uma forma interessante e intrigante, para que as crianças perguntem e se interessem. Se alguém faz uma pergunta, já está inclinada a ouvir a resposta! A única maneira de transmitirmos nosso amor e sentimento pelo judaísmo é compartilhando experiências agradáveis.

Precisamos estar entusiasmados com a Seder! Algumas ideias do Rabino Shimon Apisdorf:

1. Invistamos tempo antes do Seder. Troque a sua Hagadá simples por outra com comentários de nossos Sábios. E, então, leia-a! Veja o que o(a) intriga. Procuremos nos comentários passagens interessantes para compartilhar com nossos familiares e convidados. A editora americana Artscroll tem mais de 40 tipos de Hagadá em seu site: www.artscroll.com/Categories/hph.html. Se deseja uma Hagadá realmente incrível e atual, que deixará sua família eletrizada e empolgada toda a noite, tente a Hagadá Torah Tavlin, de autoria do Rabino Dovid Hoffman (www.israelbookshoppublications.com/store/pc/Torah-Tavlin-Haggadah-38p596.htm). Simplesmente excelente! Se você entende hebraico, a Hagadá Umatok Haor, do Rabino Shlomo Levinstein (http://leorhaner.co.il/item.aspx?id=50) é uma grande pedida.

Leia tudo que puder sobre Pessach, para torná-la mais interessante para você, seus familiares e convidados. A organização americana ‘Partners in Torah’ preparou um excelente livreto (em inglês) intitulado ‘Passover in 60 minutes (or less)’. Ele pode ser baixado no endereço http://www.partnersintorah.org/uploads/pesachin60.pdf . Informe-se!

2. Compre livrinhos com a história de Pessach para seus filhos, agora! Leia para eles as histórias antes de Pessach. Ajude-os a preparar uma pequena ‘interpretação’ para o Seder. Se você entende inglês ou hebraico, sugiro-lhe a espetacular Hagadá para crianças da editora Artscroll, disponível em www.artscroll.com/Categories/HAY.html.

3. Traga prêmios. Faça perguntas e dê 20 pontos para cada resposta certa. A cada 100 pontos eles ganham um prêmio! Comece pelo mais jovem e continue pelos mais velhos. Se alguém responder uma pergunta que não é sua, perde 20 pontos! Por exemplo, o nome das pragas, os 4 filhos, o número de anos de escravidão — prepare sua própria lista de perguntas antes do Seder.

4. Prepare pequenas surpresas para o Seder. Muitas pessoas reclamam que eu dou sempre as mesmas sugestões todos os anos. Porém, esta é uma que faz sucesso sempre: Durante a parte das pragas, ao chegar à praga dos Animais Selvagens, jogue no ar pequenos animais de plástico; use bolas de pingue-pongue para a praga do Granizo. Seja criativo. Divirta-se! Lembre-se: quanto mais interessante estiver o Seder, mais divertido será para os participantes!

5. Pessach marca o nascimento do Povo Judeu. É hora de pensar no significado, valor e implicações de ser Judeu. Aqui estão algumas perguntas para aquecer o debate:

A. Numa escala de 0 a 10, quão importante é ser judeu para você? Por favor, explique.

B. Se seu filho, filha, irmão, irmã ou melhor amigo lhe dissesse que tinham planejado criar seus filhos sem nenhuma educação ou identidade judaica, como você reagiria?

C. O que lhe agrada sobre ser judeu? E o que não gosta?

D. É importante para você ou para seus filhos ter amigos judeus? Por quê?

O que mais precisamos saber para nos preparar para Pessach? Com certeza muito mais do que posso compartilhar com vocês nestas três semanas. Por isto, além da leitura do Meór HaShabat, recomendo-lhes nossa espetacular homepage (em inglês): www.aish.com/passover ou mais textos em português, em www.aishbrasil.com.br/new/artigo_pessach.asp, ou http://www.aishlatino.com/h/pes// (em espanhol) e saiba mais sobre assuntos como o Seder, a Hagadá, as Leis de Pessach, culinária, histórias infantis e muito mais!

E por último, temos o livreto ‘Pessach – Uma Festa Para as Gerações’, de autoria do rabino Paysach Krohn, que pode ser enviado via email (meor18@hotmail.com). Aproveitem!!


VOCÊ GOSTARIA DE PROPORCIONAR ÀS FAMÍLIAS CARENTES UM PESSACH MELHOR?

Dezenas de famílias não têm condições de adquirir produtos para Pessach. As duas instituições abaixo estão se esforçando muito para prover Matsá, vinho e outros produtos casher para Pessach a estas famílias carentes. São instituições muito sérias e eu também as ajudo com dinheiro. Envie sua contribuição para:

UNIÃO O JUDAICA KEH HAYREIM – BANCO ITAÚ – AG. 0064 – C/C 44.122-3

Maiores informações com o Rabino Horowitz – tel: 011-3224-8639 – CNPJ: 05.112.407/0001-24

ORGANIZAÇÃO ISRAELITA O.I.S.E.R. – BANCO BRADESCO – AG. 114-7 – C/C 79.589-5

Maiores informações com a Sra. Rebeca – tel: 011-3062-9710 – CNPJ: 45.884.426/0001-93

Cumpra esta mitsvá especial de Maót Hitim, de ajudar os carentes a terem alimentos para Pessach!


Pensamento: “Risos dissipam a escuridão, a depressão, a preocupação, a dor e a irritação. Use-o como uma maneira rápida para voltar à ativa!” – Rabino Noah Weinberg Z”L (1930-2009)


RABINO KALMAN PACKOUZ – Da Aish Há Torá, é o criador do Meór Hashabat, boletim semanal com prédicas. Saiba mais.

NOTA: – Desejando contribuir para o Meor Hashabat acesse o www.aishdonate.com – Email – meor18@hotmail.com

20
20