PEGANDO COISAS DEMAIS – RABINO NISSIM KATRI
Mesmo se nossas capacidades são vastas, elas não são ilimitadas. Não se permita ficar confuso tomando conta de coisas demais.
Nós pensávamos que “sobrecarga de informação” é uma invenção moderna resultante da proliferação da mídia de massa. Mas nossos sábios citaram este conceito claramente no Midrash: “Se um sábio de engaja em muitas coisas demais, isto confunde sua sabedoria”.
Realmente este conceito não é apenas com o elevado volume de dados que nós estamos expostos. A qualquer momento existem enumeráveis estímulos que assaltam nossos sentidos. Se nós formos conscientes de cada som na audição, cada item em nosso campo de visão, e qualquer coisa em contato com o nosso corpo, seríamos demais sobrecarregados para funcionar a contento. Graças a D’us nosso subconsciente filtra o material que é supérfluo deixando apenas aquilo que é pertinente no momento para entrar em nossa consciência. Alguns tipos de doenças mentais podem ser pelo mau funcionamento deste filtro.
Para agirmos com o que temos de melhor, devemos ter também um sistema consciente de filtro. Devemos ser seletivos com aquilo que pegamos ou tomamos, e não só com o que fazemos. A pessoa, com suas mãos em muitas coisas, pode ser incapaz de reter seu próprio projeto.
Mesmo se nossas capacidades são vastas, elas não são ilimitadas. Não se permita ficar confuso tomando conta de coisas demais.
RABINO NISSIM KATRI – É emissário do Rebe de Lubavitch e diretor do Beit Chabad de Belo Horizonte/MG. Saiba mais.
www.chabadbhz.com.br – e-mail: chabad.bhz@terra.com.br