STEVEN GREENBERG, RABINO ORTODOXO E GAY, NO MIDRASH CENTRO CULTURAL

steve 0012

Primeiro rabino ortodoxo do mundo a revelar a sua homossexualidade, em 1999, o norte americano Steven Greenberg abre dia 26 de maio, às 20h30, no Midrash Centro Cultural, no RJ, o ciclo, gratuito, HOMOSSEXUALIDADE E INCLUSÃO. E dia 1º de junho, às 20h, ele recebe convidados com o estilista Carlos Tufvesson e apresenta o painel sobre questões de inclusão do movimento LGBT no Brasil e no mundo. As vagas são limitadas.


HOMOSSEXUALIDADE, POLÍTICA E INCLUSÃO – DIA 1 DE JUNHO, ÀS 20H.

O reconhecimento de identidades, desejos e comportamentos não convencionais tem sido um processo lento e tenso. Se, por um lado, houve um avanço importante no reconhecimento da união estável entre pessoas do mesmo sexo, também foram vistas manifestações de ódio, que vão de linchamentos a declarações condenáveis de políticos.

Quais os desafios para uma negociação inclusiva no contexto de uma sociedade democrática, plural e fraterna, fundada na aceitação da diversidade e no respeito recíproco?

SOBRE STEVEN GREENBERG

Steven Greenberg lutou durante anos contra o conservadorismo exacerbado dos judeus ortodoxos, que são radicalmente contra a homossexualidade e repudiam a existência de rabinos gays. Após uma busca incessante por respostas na Tora – Bíblia dos judeus – ele decidiu assumir a sua homossexualidade e fez disso uma vocação.

Hoje Greenberg vive em Nova Iorque com um companheiro, ortodoxo também, e é respeitado na sinagoga que freqüenta. Também leciona no Center for Learning and Leadership para judeus e é autor do livro Wrestling With God and Men (Lutando com Deus e Homens). O Rabino ganhou notoriedade mundial ao mostrar a sua história no documentário Trembling Before God (Tremendo Perante Deus/2002), que aborda a fé e a homossexualidade na vida de homens e mulheres.


MIDRASH CENTRO CULTURAL
Rua General Venâncio Flores, 184
Leblon – Rio de Janeiro – RJ
55 (21) 2239-1800

20
20