20 IDÉIAS-CHAVE PARA SE CONECTAR COM O TODO-PODEROSO – RABINO KALMAN PACKOUZ

Rabino Kalman Pa

Creio que para muitos existe um desejo não realizado de se conectar emocionalmente ao Criador, de sentir um sentimento especial de Sua presença, ser tomado por um sentimento de santidade e espiritualidade – e até um desejo de ouvir Seus conselhos para os nossos problemas e situações.


Muitas pessoas erram ao dizer que ‘não são religiosas’ quando na verdade querem dizer: ‘Não sou completamente observante’.

A verdade é que ninguém é completamente observante. Todos tentamos fazer o melhor possível baseados em nosso conhecimento, convicções e situações. Mesmo as pessoas que dizem não acreditar em D’us admitem que também oram. Pergunte às pessoas: “Se você pudesse conversar com qualquer ser, quem você escolheria para conversar?” Provavelmente cada um de nós escolheria ‘D’us’ – se achasse que isto fosse possível.

Tradicionalmente a Torá nos ensina que se queremos nos conectar ao Todo-Poderoso, devemos: (1) Estudar a Torá (quando se quer entender o autor, é bom ler as suas obras…), (2) Viver de acordo com os 613 Mandamentos (sim, há mais do que 10…) e (3) Orar (abrir o coração e falar com D’us) ou recitar os Salmos.

Creio que para muitos existe um desejo não realizado de se conectar emocionalmente ao Criador, de sentir um sentimento especial de Sua presença, ser tomado por um sentimento de santidade e espiritualidade – e até um desejo de ouvir Seus conselhos para os nossos problemas e situações.

E se estas respostas do Todo-Poderoso estivessem disponíveis? Quais seriam as Suas palavras de sabedoria e de orientação para nós?

Um de meus livros favoritos é o “My Father, My King: Connecting with the Creator”, de autoria do meu amigo (com mais de 20 livros escritos), o Rabino Zelig Pliskin (disponível em www.judaism.com/display.asp?type=books&type=selfhelp&etn=BHIAH). De tempos em tempos todos falamos com o Criador, mas quais seriam as respostas de D’us, em palavras, ao invés de em atos e acontecimentos? O Rabino Pliskin escreveu belas e inspiradoras respostas baseadas em fontes da Torá. Ler este livro proporciona um grande enriquecimento espiritual!

O Rabino Pliskin desenvolveu os seguintes pontos para revermos todos os dias, para aumentar a nossa espiritualidade e satisfação na vida:

20 IDÉIAS-CHAVE PARA SE CONECTAR COM O TODO-PODEROSO


 1. Tenhamos uma constante consciência de nosso Pai, nosso Rei, Criador e Mantenedor do universo. Ao pensar no Criador, imediatamente nos conectamos a Ele. Então, pense Nele

2. Sintamos um sentimento de reverência pelo Criador ao contemplar frequentemente o tamanho e a complexidade do universo.

3. Percebamos que fomos criados à imagem do Criador e somos Seus filhos. Ao olharmos num espelho, digamos para nós mesmos: “Você é um(a) filho(a) do Criador”.

4. Tudo o que temos na vida é uma dádiva do Criador. Estejamos sempre agradecidos por isto. Esta gratidão gera amor.

5. O Todo-Poderoso nos ama mais do que nós próprios nos amamos. Digamos frequentemente: “D’us gosta de mim ainda mais do que eu próprio!”.

6. Entendamos que tudo o que D’us faz acontecer em nossas vidas tem um propósito positivo. Alguns perceberemos rapidamente, outros, não. Repitamos regularmente: “Isto também é para o bem!”.

7. Respeite todos os seres humanos, pois todos foram criados à imagem de D’us.

8. Ao praticarmos um ato de bondade, estaremos ‘caminhando nos passos’ do Todo-Poderoso. Façamos isto com frequência.

9. Toda prece que pronunciamos, tanto a partir de um texto formal como com nossas próprias palavras, é uma expressão de conexão com o Criador.

10. Façamos uma bênção de agradecimento a D’us antes e depois de comer. Isto acrescenta uma dimensão espiritual à comida que comemos.

11. Agradeçamos ao nosso Pai e Rei por cada respiração que damos. Uma vez que estamos sempre respirando, estaremos sempre conectados a Ele.

12. Permitamos que a consciência de que D’us nos ama nos proporcione um sentimento de serenidade.

13. Desenvolver nossas características é considerado como ‘Andar nos Caminhos de D’us’. Cada passo positivo nos leva longe!

14. Cada situação na vida nos é enviada pelo Criador como um teste e um desafio, para nos ajudar a crescer e a desenvolver o nosso caráter.

15. Não fale mal ou prejudique um dos ‘filhos’ do Criador. Pensar nisto e agir de acordo nos conecta ao Todo-Poderoso.

16. Estamos sempre vivendo no presente. Agora, neste instante, conectemo-nos ao Criador, mesmo que tenhamos ‘saído do caminho’ há alguns momentos atrás.

17. Um arrependimento verdadeiro por amor a D’us nos eleva um a nível tão alto que podemos, retroativamente, retificar fatos negativos do passado com uma resolução absoluta de não voltar a repeti-los.

18. Sinta alegria pela alegria de outras pessoas e tenha compaixão por seu sofrimento.

19. Percebamos que nunca estamos sós. Seja onde estivermos ou formos, o Todo-Poderoso está sempre conosco. Fale com ele de sua própria maneira e peça-Lhe as coisas que precisa e deseja.

20. Em todas as circunstâncias, ouça-O dizendo para você: “Eu te amo, meu(minha) filho(filha)!”.


Pensamento: “O resultado de se agir impulsivamente é sempre o arrependimento!” – Rabino Shlomo Ibn Gabirol (Espanha, 1021-1058)


RABINO KALMAN PACKOUZ – Da Aish Há Torá, é o criador do Meór Hashabat, boletim semanal com prédicas. Saiba mais.

NOTA: – Desejando contribuir para o Meor Hashabat acesse o www.aishdonate.com Email – meor18@hotmail.com

20
20