UM ANTÍDOTO PARA O STRESS – RABINO KALMAN PACKOUZ
Nós vivemos numa época em que o estresse e a ansiedade são a norma. Frustrações, pressões, preocupações, desapontamentos e pesares facilmente tomam conta de nosso pensamento. O antídoto para tudo isto é a serenidade.
Imagine quão maravilhoso seria se pudéssemos aprender a ser constantemente serenos. Serenidade é um estado de liberdade emocional e um sentimento geral de bem estar. Nosso cérebro funciona num nível ótimo e pensamos sempre em fazer o melhor. A serenidade ajuda a preservar a saúde e a acelerar o restabelecimento. Com serenidade somos capazes também de elevar-nos espiritualmente.
Nós todos concordamos com isto. Porém, como colocar na prática, como adquirir serenidade neste mundo tão agitado?
Quem nos traz a resposta é o Rabino Zelig Pliskin, em seu livro intitulado … adivinhem … Serenidade (Serenity)! O livro foi publicado pela famosa editora americana Artscroll (www.artscroll.com/Books/serep.html) (O Rabino Pliskin tem 17 livros publicados pela Artscroll, todos muito bons!)
As fórmulas, pensamentos e histórias contidas neste livro ajudarão o leitor a tornar-se mais calmo e sereno. Permitamos que elas nos ajudem: por que sofrer de estresse e ansiedade quando podemos nos beneficiar enormemente da serenidade? Sejamos bondosos conosco, tenhamos coragem de reconhecer que ganharemos mais ao lermos e relermos este livro. Eis um trecho, intitulado
O MOMENTO
Este momento é o único que existe para nós agora. Quando começarmos a ler esta frase, a frase anterior já ficou no passado e agora, no presente, estamos lendo esta sentença.
A próxima respirada que dermos, ou a atual, é a única que realmente existe. A respirada anterior já está no passado e a seguinte ainda não veio.
Quando conversamos com alguém, o que estamos dizendo é a única coisa que existe no presente. A frase anterior já é passado e a seguinte acontecerá no futuro.
Um pensamento que possamos ter num determinado momento é o único pensamento que existe para nós. O último pensamento existiu no passado e o próximo existirá no futuro. Por exemplo: uma vez que você está lendo este texto agora, não conseguirá ler estas palavras e pensar outros pensamentos exatamente no mesmo segundo. Você pode ler, analisar e retornar muito rapidamente, mas não tudo ao mesmo tempo. Uma vez que existimos apenas um momento por vez, para sermos serenos precisamos sê-lo apenas por um momento.
Criamos serenidade quando pensamos pensamentos serenos e mentalmente imaginamos cenas serenas. Também o fazemos quando respiramos pausadamente, profundamente, relaxando nossos músculos. Criamos serenidade quando vividamente recordamos cenas em que permanecemos serenos e calmos. Se conseguirmos atingir um estado de serenidade agora, isto significa que podemos fazê-lo a qualquer momento (caso não o consiga, leia todo o livro e depois retorne a esta seção).
Lembre-se: em qualquer momento futuro, aquele momento é o único que existe para nós. Portanto, sem considerar como nos comportamos anteriormente e como seremos nas próximas oportunidades, precisamos apenas ser serenos agora, neste momento. Repitamos estas quatro importantes palavras: sejamos serenos neste momento.
Sejamos serenos neste momento. Alguns momentos são mais propícios à serenidade, outros nem tanto. Porém, toda vez que repetirmos estas quatro palavras nosso cérebro se focará em ativar a serenidade. Quanto mais frequentemente repetirmos “Sejamos serenos neste momento”, mais provável será que esta mensagem permaneça ativada, mesmo quando não estivermos repetindo estas palavras.
A ferramenta que precisamos adquirir para constantemente estar serenos é a capacidade de acessar a serenidade no instante presente. E sobre o resto do livro? Ao dominarmos esta habilidade, o restante são apenas comentários!
RABINO KALMAN PACKOUZ – Do Aish HáTorá, é o criador do Meór Hashabat, boletim semanal com prédicas. Saiba mais.
NOTA:- Desejando contribuir para o Meor Hashabat acesse o www.aishdonate.com – Email – meor18@hotmail.com
Pensamento: “Vigie seus pensamentos pois eles se tornam as suas palavras. Escolha as suas palavras pois elas se tornam as suas ações. Entenda as suas ações pois elas se tornam os seus hábitos. Estude os seus hábitos pois eles se tornam o seu caráter. Desenvolva o seu caráter pois ele se torna o seu destino!”