EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE‏

E faz acontecer, como Henry Jacques Klein, Governador Geraldo Alckmin, Luiz Mairovitch, Jayme Salomão, Israel Blajberg , rabino Henry Sobel, presidente israelense Shimon Peres e Zeila Szliozbergas, dentre outros.


PRÊMIO BANDEIRANTES ROTARY É ENTREGUE EM SP

DESEMBARGADORA IVONE CAETANO É HOMENAGEADA PELA HEBRAICA RIO

FIERJ PRESENTE NO SEMINÁRIO “JUDEUS, MILITÂNCIA E RESISTÊNCIA À DITADURA MILITAR”

RABINO SOBEL É HOMENAGEADO PELO GOVERNO DE SP

PRESIDENTE DE ISRAEL RECEBE MEDALHA DA B’NAI B’RITH

NOITE ITALIANA NA B’NAI B’RITH RIO DE JANEIRO


PRÊMIO BANDEIRANTES ROTARY É ENTREGUE EM SP

217_FC_1

Henry Jacques Klein, presidente do Rotary Club Jardim das Bandeiras, recebeu, em cerimônia prestigiada pelo Governador Geraldo Alckmin (na foto com Henry e a esposa Adriana) convidados bem especiais para a entrega do 4º. Prêmio Bandeirantes Rotary, outorgado para diversas personalidades da área da Educação, Saúde e Empresarial.


DESEMBARGADORA IVONE CAETANO É HOMENAGEADA PELA HEBRAICA RIO

217_FC_1.2

Recém-homenageada pela Hebraica Rio, a nova desembargadora do TJ-RJ, Ivone Caetano, recebeu o abraço do presidente do clube, Luiz Mairovitch, pela nomeação.


FIERJ PRESENTE NO SEMINÁRIO “JUDEUS, MILITÂNCIA E RESISTÊNCIA À DITADURA MILITAR”

israel  rodrigo e jayme

O Presidente Jayme Salomão e o Diretor de Cidadania Israel Blajberg (ambos na foto com Rodrigo Baumworcel,) representaram a FIERJ no seminário “Judeus, militância e resistência à ditadura militar”, realizado em 21 de maio no Salão Nobre do Instituto de História da UFRJ. O evento foi organizado pelo Programa de Pós-Graduação em História Social (PPGHIS/IE/UFRJ); Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos (NIEJ/UFRJ); e Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS/COC/Fiocruz). Dentre os expositores estavam Audálio Dantas, jornalista e escritor, Alberto Dines, Bernardo Sorj (IEA/USP), Bila Sorj (PPGSA/UFRJ), o brasilianista Jeffrey Lesser da Emory University, Roney Cytrynowicz, do Arquivo Histórico Judaico Brasileiro, Monica Grin, coordenadora do PPGHIS/IE/UFRJ/NIEJ, Marcos Chor Maio, professor e pesquisador do PPGHCS/COC/Fiocruz e NIEJ, Carlos Fico (PPGHIS/UFRJ) e Roberto Grun (NESEFI/UFSCa). Um grupo de alunos da Escola Israelita Eliezer Steinbarg compareceu com o professor de Historia Judaica Rodrigo Baumworcel, também integrante da diretoria de Juventude da FIERJ, o diretor geral Celso Garbarz e o diretor de Cultura Judaica, Michel Gherman.


RABINO SOBEL É HOMENAGEADO PELO GOVERNO DE SP

217_FC_1.5

O rabino Henry Sobel (na foto com Geraldo Alckmin e o vice-chanceler da Ordem do Ipiranga, Adilson Cezar) e o médico cardiologista José Eduardo de Sousa receberam no dia 26 maio, a medalha Ordem do Ipiranga. A comenda foi entregue pelo governador Geraldo Alckmin no Palácio dos Bandeirantes. A mais elevada honraria conferida pelo Estado de São Paulo é reservada a pessoas que prestaram serviços relevantes ao país.

O rabino Sobel, nascido nos EUA e radicado há mais de 40 anos no Brasil, é defensor dos direitos humanos e ajudou a denunciar a tortura praticada durante a ditadura militar. Além disso, foi presidente do Rabinato da Congregação Israelita Paulista até outubro de 2007 e estabeleceu uma ponte entre as religiões cristãs e o judaísmo. Sua atuação o levou a ser considerado uma das maiores lideranças religiosas do país.


PRESIDENTE DE ISRAEL RECEBE MEDALHA DA B’NAI B’RITH

217_FC_1.6

O presidente israelense Shimon Peres recebeu nesta semana o primeiro Lifetime Award of Merit, uma medalha conferida pela primeira vez pela B’nai B’rith Europa, das mãos do presidente da instituição, Ralph Hofmann, em uma cerimônia especial realizada em Jerusalém.

A Medalha de Mérito da B’nai B’rith Europa já foi outorgada a personalidades como os chanceleres alemães Helmut Kohl (1996) e Angela Merkel (2008). Este ano, será entregue a Mathias Doepfner, presidente da Axel Springer SE, no próximo dia 10 de junho.

A nova medalha, Lifetime Award de Mérito é conferida a pessoas que dedicaram pelo menos 40 anos de atividade ao povo judeu e ao Estado de Israel.

“Em minha opinião cada judeu merece uma medalha de mérito porque ser um judeu é estar comprometido com o espírito de humanidade,” respondeu Shimon Peres.

A B’nai B’rith Europa está presente em 29 países através do continente, com mais de 5.000 integrantes. Com escritório em Bruxelas, está representada no Parlamento Europeu, no Conselho da Europa, em Estrasburgo e na UNESCO, em Paris.

Também participaram da cerimônia Simone Hofmann (Alemanha); Erika van Gelder (Holanda), vice-presidente senior da B’nai B’rith Europa; Joelle Perelberg (França), ex vice-presidente senior da da B’nai B’rith Internacional; Michael Nathan, presidente da B’nai B’rith Israel; Robert Levy, do Comitê para Europa Central e Oriental (França/Israel) da B’nai B’rith Europa; e Alan Schneider, diretor do Centro Mundial da B’nai B’rith em Jerusalém.


NOITE ITALIANA NA B’NAI B’RITH RIO DE JANEIRO

217_FC_1.7

Uma animada confraternização reuniu amigos e integrantes da B’nai B’rith Rio de Janeiro. A Noite Italiana, promovida pela Loja Herut, sob a liderança da incansável Zeila Szliozbergas (na foto, com Carlos Grand, presidente da B’nai B’rith Rio, e Denise Levy Tredler, diretora de Direitos Humanos da instituição carioca), teve como objetivo arrecadar verbas para as atividades educacionais da entidade, como a Jornada de Estudos Holocausto e Direitos Fundamentais, voltada para educadores, para a rede pública de ensino do Rio de Janeiro e de Niterói.